EEEP Jose Maria Falcão realiza projetos interdisciplinares envolvendo a comunidade escolar

29 de abril de 2011 - 03:00

 

A Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão realiza  Projetos Interdisciplinares: 

 

SEMANA DE PREVENÇÃO DA TRANSMISSÃO DE DENGUE

 

          

 

Em virtude de determinação legal (Lei no. 14.171, de 15.07.08) que dispões sobre a obrigatoriedade das escolas públicas do Ceará a tratarem deste assunto e, principalmente da preocupação da E.E.E.P José Maria Falcão em formar cidadãos conscientes de suas responsabilidades e preocupados com o bem estar de toda a comunidade, foram implementadas ações visando a transmissão de informação dentro da unidade escolar e na comunidade.

Os objetivos principais deste processo foram: conscientizar os alunos dos principais cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti; promover momentos de reflexão das próprias ações e de suas possíveis complicações e, principalmente, mobilizar e conscientizar a comunidade dos cuidados preventivos e riscos e/ou complicações da doença.

 

A escola fez divulgação das ações a serem implementadas para os alunos durante o momento cívico em 14/04/11. Em 19/04/11 realizou mobilização na escola com apresentação de peça teatral, paródias, confecção de cartazes, palestra com a parceria da secretaria municipal de saúde de Pacajus, apresentação de maquete, demonstração das fases evolutivas do mosquito e para finalizar a manhã, equipes munidas de sacos plásticos e luvas realizaram coleta de possíveis criadouros do mosquito dentro da unidade escolar.

 

No dia 26 de abril, as turmas de Enfermagem, Segurança do trabalho e grupos de representantes de todas as outras turmas (informática, comércio e secretariado), visitaram vários bairros da cidade para coleta de locais de foco do mosquito e distribuição de folders para esclarecer a população da responsabilidade de manter cuidado constante para evitar a propagação da doença neste município.

 

 

E.E.E.P. JOSÉ MARIA FALCÃO RECEBE VISITA DE ALUNOS E PROFESSORES DA E.E.E.P. JOAQUIM ALBANO.

 

                              

 

Na quarta-feira dia 20 de março a escola recebeu a visita da turma de segurança do trabalho da Escola Estadual de Educação Profissional Joaquim Albano com o objetivo de fazer um intercâmbio entre as turmas de 3º ano do curso de técnico em segurança do trabalho.

 

Dentro da programação prevista, foram realizadas as seguintes atividades:
  – Apresentação do vídeo institucional da escola;
  – Acolhida da diretora Vitória Maria Cunha;
  – Visita aos laboratórios dos cursos oferecidos (laboratório de Hardware, laboratório de Enfermagem, Laboratório de Segurança do trabalho);
  – Apresentação dos alunos (teatro, paródia, e etc)
  -Troca de conhecimentos e vivências dos alunos;
  – Visita as dependências da escola.

Durante a  visita os visitantes puderam interagir com os alunos, professores e núcleo gestor da escola, favorecendo a troca de idéias e experiências, constituindo uma atividade enriquecedora para todos.
 

 

E.E.P. JOSÉ MARIA FALCÃO CERTIFICA ALUNOS DO COM.DOMÍNIO DIGITAL

 

                            

 

No dia 15 de abril de 2011, a E.E.E.P. José Maria Falcão realizou a certificação do Com.Domínio Digital, programa de formação de jovens para o mundo do trabalho. O evento contou com a participação dos jovens que cursaram durante oito meses este programa. Todo o cerimonial do evento foi conduzido pelos alunos Monique Sabino e Jonas Henrique Cruz.

 

Estavam presentes a certificação o Núcleo Gestor da escola, Vitória Maria Cunha (Diretora), Socorro Freitas (Coordenadora Escolar) e Roselena Fernandes (Coordenadora Escolar); a representante do Instituto Aliança e UECE Regina Brandão, o Superintendente da 9ª CREDE , Rinaldo Costa, a representante da Secretaria de Educação de Pacajus, Maria Irene, a Coordenadora Escolar da E.E.E.M. Padre Coriolano, Maria Vera Lúcia Teixeira e professores convidados da escola.

Na oportunidade, foram homenageados as educadoras do Com.domínio, Sandra Maria Pereira e Roselena Fernandes que foram responsáveis pela formação dos jovens. Os alunos receberam das mãos das autoridades presentes um certificado de 560 horas respaldado pela Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Iniciativas como esta do Instituto Aliança, Governo do Estado e UECE, fazem a diferença dos nossos jovens por oportunizar qualificação para o ingresso no moderno mundo do trabalho.