22 de fevereiro de 2011 - 03:00

A 9ªCREDE promoveu nos dias 16 e 17 de fevereiro o encontro do Projeto SPE(Saúde e Prevenção nas Escolas), baseado no Guia Adolescentes e Jovens para a Educação entre Pares que possibilitou a aplicação das temáticas, através de oficinas.

A abertura do  evento foi feita pela Supervisora do NRDES, Maria das Graças Santiago de Sousa e da Coordenadora do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE) da SEDUC, professora Fátima Lucrécia e pela técnica NRDES, Francisca Menezes Azevedo, que acompanha o projeto na CREDE; contando com a presença da Assistente Técnica, Temis Brandão;  Superintendente Rinaldo Costa; representantes das Secretarias de  Educação e Saúde municipais; alunos e professores das escolas estaduais de nossa abrangência.

Os objetivos do encontro foi aprofundar a implantação do SPE, através de oficinas, buscando a promoção de adolescentes e jovens como protagonistas da sociedade e instituir a cultura da prevenção nas escolas e entorno. A professora Fátima Lucrécia, com muita propriedade, apresentou a proposta e a importância do projeto, esclarecendo as dúvidas dos participantes, interagindo de forma prazerosa com os presentes, tendo sido um dos momentos importantes do dia, assim como, a elaboração do Plano de Ação 2011/SPE.

As oficinas foram dirigidas  pela técnica Francisca Menezes Azevedo;  pelo professor da EEM. Padre Arimatéia Diniz, Francisco Claudio Soares, do município de Cascavel e Assistente Social, Janaína Mota da Rocha, representando a Secretaria de Saúde do município de Horizonte. Alguns dos temas trabalhados pelos técnicos, professores e alunos foram: O que é sexualidade, afinal?, Namoro ou Amizade?, A delícia de ser quem somos, e  a negociação do uso da camisinha.

O encontro foi encerrado com exibição do filme – Vista a Minha Pele -, como proposta de reflexão, diante das temáticas abordadas pelo Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas(SPE). Foi demonstrado  interesse e entusiasmo do grupo para implantação do projeto.