NRDES promove I Encontro com o Núcleo Gestor das Escolas Estaduais – 2011

21 de janeiro de 2011 - 03:00

O Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) promoveu no dia 19 de janeiro, das 8h às 17h, no auditório da 9ª CREDE, em Horizonte-Ce, o I Encontro com o Núcleo Gestor das Escolas Estaduais – 2011, contando com a presença alguns professores coordenadores de área e professores diretores de turma.

O encontro teve como objetivo fortalecer as ações do Programa Aprender pra Valer, previstas na Lei Nº 14.190, de 03 de julho de 2008, dando ênfase à Superintendência Escolar, ao Projeto Professor Aprendiz e ao Primeiro Aprender.

O Programa Aprender pra Valer, através dessas ações, visa desenvolver estratégias  complementares para o fortalecimento da aprendizagem dos alunos do ensino médio e sua articulação com a educação profissional e tecnológica.

A Supervisora do NRDES, profª Maria das Graças Santiago fez a acolhida com uma mensagem de reflexão e otimismo, motivando os gestores a enfrentar com determinação os desafios para alcançar metas e propósitos para 2011. Em seguida, Coordenadora da 9ª CREDE, profª Dóris Sandra Leão destacou a importância de cada ação contemplada no Programa Aprender pra Valer, enfatizando seus aspectos legais e de legitimidade na busca pela melhoria da qualidade da educação.

Pela manhã, a Superintendente Temis Jeanne Filizola Brandão, explanou sobre a missão, objetivos, atuação e acompanhamento da Superintendência Escolar às escolas estaduais, convidando a todos a refletirem sobre seu papel e dos gestores, na melhoria da aprendizagem e permanência do aluno na escola. Logo após a Superintendente Luzimary Soares Miranda apresentou os pontos positivos do Projeto Professor Aprendiz em 2010 e o que precisa ser aperfeiçoado em 2011.

Outro assunto abordado durante o encontro foi o Projeto Professor Diretor de Turma (PPDT), apresentado pelo Superintendente Rinaldo Costa do Nascimento que destacou o perfil e funções dos docentes que acompanham as turmas, com o intuito de estimular a adesão desse projeto nas turmas de 2º ano do Ensino Médio das escolas estaduais de abrangência da 9ª CREDE.

No período da tarde, a profª Dra. Érica Silina de Almeida Meneses, uma das autoras e colaboradoras do Primeiro Aprender, ministrou uma oficina sobre a fundamentação e essência do projeto, que visa desenvolver a capacidade de leitura, compreensão textual e articulação lógico-formal de conteúdos.

Na ocasião, houve a entrega dos aventais e tocas para as merendeiras das escolas estaduais e de 14 violões  e 02 DVDs à Escola de Ensino Fundamental e Médio Custódio da Silva Lemos, doados pela FUNARTE em parceria com a Receita Federal, em virtude do Projeto “A Musicalidade nas Expressões Culturais”.