SPAECE Alfa e Fundamental é aplicado nas escolas municipais de abrangência da 9ª CREDE

6 de dezembro de 2010 - 03:00

O Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM) da 9ª CREDE coordena a partir de hoje (06) e nos dias 07, 08, 09 e 10 de dezembro, a supervisão e aplicação das provas do Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (SPAECE) 2010, Alfa e Ensino Fundamental. Na região da 9ª CREDE serão avaliados os alunos das escolas municipais de Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Pacajus e Pindoretama.

Através do SPAECE 2010, a Secretaria da Educação (SEDUC) conhecerá o nível de leitura, dos alunos do 2º ano (SPAECE Alfa: incluindo uma amostargem das turmas de 1º e 3 anos), atendidos pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), desenvolvido pelo Governo Estadual. E no Ensino Fundamental serão avaliadas as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º e 9º ano (com amostragem das turmas de 4º ano).

Confira a Programação:

1º, 2º e 3º anos – SPAECE Alfa

Municípios: Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Pindoretama, Cascavel e Beberibe.
Datas: 06 e 07/12/210

4º, 5º e 9º anos – SPAECE Ens. Fundamental

Municípios: Horizonte, Chorozinho, Pindoretama e Cascavel.
Datas: 08 e 09/12/210
Turnos: manhã e tarde.

Municípios: Pacajus e Beberibe.
Datas: 08 e 10/12/210
Turnos: manhã e tarde.

Além dos testes aplicados, o SPAECE incluirá aspectos contextuais coletados por meio dos questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconômico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais. O SPAECE tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Fonte:
– SEDUC;
– NRDES e NRCOM da 9ª CREDE).