9ª CREDE promove 3º Encontro sobre o Projeto Formação de Valores e Cultura de Paz nas Escolas.

26 de novembro de 2010 - 03:00

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) vem promovendo desde o mês de outubro, o Projeto Formação de Valores e Cultura de Paz nas Escola. E hoje, (26/11) acontece no auditório da CREDE, o 3º encontro desse projeto.

O projeto tem por característica implementar uma sistemática interdisciplinar de estudos, reflexões e atividades que propiciem a (re)construção dos valores essenciais à convivência humana, especialmente, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma cultura de paz nas escolas estaduais e municipais de abrangência desta Coordenadoria.

A formação está sendo realizada em parceria com o Instituto Vivendo Valores (IVV), tendo como palestrante o prof. Paulo Barros.

O Instituto VIVE possui como objetivo apoiar e  desenvolver programas e projetos sobre valores em todas as áreas do desenvolvimento humano, dentre eles o Programa Vivendo Valores na Educação – VIVE, apoiado pela UNESCO, patrocinado por uma variedade de organizações, instituições e indivíduos, fazendo parte do movimento global por uma cultura de paz na estrutura da Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não-Violência para Crianças do Mundo.

Participam da formação os  coordenadores escolares, professores coordenadores de área (PCAs), superintendentes escolares e técnicos do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES), do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM) da 9ª CREDE e representantes das secretarias municipais de educação de Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Pindoretama, Beberibe e Cascavel.

O projeto será lançado formalmente na jornada pedagógica de 2011, mediante apresentação metodológica da proposta, estudo de temáticas apropriadas e vivência de experiências envolvendo valores humanos.