SPAECE 2010 é aplicado nas escolas estaduais da 9ª CREDE

17 de novembro de 2010 - 03:00

As 642 escolas da rede estadual iniciaram ontem (16/11), as provas do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) 2010.  A apicação do SPAECE para o Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) continuará nos dias 17 e 18 de novembro.

Serão avaliados cerca de 365 mil alunos do Ensino Médio e EJA, com o objetivo de diagnosticar a qualidade da educação pública cearense e de subsidiar a implementação de ações de intervenção e monitoramento com foco na melhoria do ensino ofertado.

Na terça-feira (16/11), os testes foram aplicados para as turmas do 1º ano do Ensino Médio e EJA 1º período do Ensino Médio. Na quarta-feira (17/11), serão avaliados os alunos do 2º ano. E para finalizar, na quinta-feira (18/11), a avaliação será feita pelos estudantes do 3º ano e EJA 2º período do Ensino Médio.

As escolas estaduais de abrangência da 9ª CREDE que iniciaram o SPAECE são: EEM Ana Facó , EEM Francisca Moreira de Souza, EEFM Custódio da Silva Lemos, EEM Ronaldo Caminha Barbosa, EEM Padre Arimatéia Diniz, EEEP Edson Queiroz, EEM Wladimir Roriz, EEM Raimundo Nogueira, EEEP Ma. Dolores Alcântara e Silva, EEM Padre Coriolano, EEEP José Maria Falcão e EEM Julia Alenquer Fontenele.

O SPAECE 2010 avaliará também, no período de 6 a 9 de dezembro, estudantes dos 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das redes estadual e municipais dos 184 municípios do Ceará, além das turmas do EJA do Ensino Fundamental (7ª e 8ª séries) das escolas estaduais. Na região da 9ª CREDE serão avaliados os alunos das escolas municipais de Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Horizonte, Pacajus e Pindoretama.

O Sistema avalia as competências e habilidades nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e das 1ª, 2ª e 3ª séries do Ensino Médio. A Secretaria da Educação (SEDUC) conhecerá ainda o nível de leitura, dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental (SPAECE-Alfa), atendidos pelo Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), desenvolvido pelo Governo Estadual.

Além dos testes aplicados, o SPAECE incluirá aspectos contextuais coletados por meio dos questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconômico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais. O SPAECE tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Fonte:
– SEDUC;
– NRDES e NRCOM da 9ª CREDE).