9ª CREDE participou do I Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade

9 de novembro de 2010 - 03:00

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) esteve representada no I Seminário Cultura de Paz, Educação e Espiritualidade, pelas técnicas Francisca Menezes Azevedo (NRDES) e Maria Meire Cavalcante de Lima (Assessoria de Planejamento) realizado entre os dias 03 e 05 de novembro.
O Seminário foi organizado pelo Grupo de Pesquisa Juventudes, Paz e Espiritualidade, sob coordenação da Profª. Kelma Mattos do Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Faculdade de Educação da UFC (Faced).

O encontro aconteceu no auditório da Faced , tendo como objetivo principal socializar saberes e experiências relacionados a questão da paz e da espiritualidade, propondo através de mesas, debates e oficinas  espaço de formação e reflexão em prol de  semear uma cultura de paz.

O evento contou com a participação de professores, médicos, jornalistas, sociólogos, promotoras, estudantes e SEDUC que teve como representante o secretário adjunto o prof. Maurício Holanda. Na programação, foram contemplados diversas visões sobre a paz:“Educação, Espiritualidade e Cultura de Paz”; “ Mídia e Educação, Contribuições para uma Cultura de Paz”; “Cultura de Paz, Saúde e Qualidade de vida”; Cultura de Paz na Escola”; “Educação em Valores Humanos”  e experiências como “ Mediação de Conflitos na Escola”, com a professora Sinara Mota e a promotora de Justiça (MPU-Ce), Dra. Antonia Lima Sousa.

Foram finalizadas as atividades com as oficinas que abordaram diversos temas: Educação em Valores Humanos Sathya Sai Baba – Profª Marta Viana; Educação em Valores Humanos Programa Vivendo Valores em Educação – Prof. Paulo Barros; Educação em Valores Humanos Programa Vivendo Valores em Educação – Profª Aldenora Uchoa; Educação em Valores Humanos Programa Cinco Minutos – Profª Solange Loiola; Amorosidade e Espiritualidade na Arte de Palhaço – Grupo Fantasia (Sociedade Espírita de Maracanaú); A Educação do Espírito – Instituto de Pedagogia Espírita; Prevenção do Bullying na Escola – Jackson de Castro (Instituto de Filosofia Espírita do Ceará); Espiritualidade e Consciência Corporal: Despertando a Criança Interior – Terapeuta Ritha Greene e Tecendo Paz Através dos Jogos Teatrais – Ivanildo Ferreira Arte-Educador.

“A cultura de Paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições, comportamentos e estilos de vida baseado no respeito à vida, no fim da violência através da educação, do diálogo e da cooperação.” ONU