9ª CREDE sedia Encontro sobre Projeto Formação de Valores e Cultura de Paz nas Escolas

29 de outubro de 2010 - 03:00

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE)  promove hoje (29/10), o Encontro sobre o Projeto Formação de Valores e Cultura de Paz nas Escolas.

O encontro tem por objetivo desenvolver um projeto de formação de valores humanos universais nas escolas estaduais e municipais da 9ª CREDE, visando promover uma cultura de paz entre gestores, professores, alunos e familiares.

O projeto tem por característica implementar uma sistemática interdisciplinar de estudos, reflexões e atividades que propiciem a (re)construção dos valores essenciais à convivência humana, especialmente, no que diz respeito ao desenvolvimento de uma cultura de paz nas escolas estaduais e municipais de abrangência desta Coordenadoria.

A formação está sendo realizada em parceria com o Instituto Vivendo Valores (IVV) que objetiva apoiar e  desenvolver programas e projetos sobre valores em todas as áreas do desenvolvimento humano, dentre eles o Programa Vivendo Valores na Educação – VIVE, apoiado pela UNESCO, patrocinado por uma variedade de organizações, instituições e indivíduos, fazendo parte do movimento global por uma cultura de paz na estrutura da Década Internacional para uma Cultura de Paz e Não-Violência para Crianças do Mundo.

Participam da formação os  coordenadores escolares, professores coordenadores de área (PCAs), superintendentes escolares e técnicos do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) e do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM).  A implementação e multiplicação do projeto nas escolas contará de 30 horas aula, com 20h /a presenciais e 10h/a  à distância, sendo a carga horária presencial distribuída em três dias: 29 de outubro, 12 e 19 de novembro de 2010.

O projeto será lançado formalmente na jornada pedagógica de 2011, mediante apresentação metodológica da proposta, estudo de temáticas apropriadas e vivência de experiências envolvendo valores humanos.