9ª CREDE participa da 62ª SBPC em Natal-RN

2 de agosto de 2010 - 03:00

Técnicos e professores da 9ª CREDE participaram no período de 25 a 30 de julho, da 62ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), em Natal. O evento teve como tema central “Ciências do Mar: herança para o futuro”.

A Reunião Anual da SBPC é realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas.  É um espaço para a difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T.

O público foi composto por professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais membros da comunidade científica e sociedade civil. Na programação houve assembleias, conferências, encontros, mesas-redondas, minicursos, sessões especiais e simpósios, sessões de posteres, exposições e atividades de ciência, tecnologia e inovação, arte e cultura.

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) desde 2009, vem participando da SBPC, através dos trabalhos e projetos pedagógicos, científicos e ambientais, voltados para o desenvolvimento da pesquisa científica e melhoria da qualidade da educação.  Durante a 61ª edição, a 9ª CREDE apresentou o trabalho Formação de Educadores Ambientais – Realidades e desafios. Já em 2010, na 62ª edição, a 9ª CREDE em parceria com as Escolas Estaduais, Raimundo Nogueira (em Horizonte) e Padre Coriolano (em Pacajus) apresentam os seguintes trabalhos:

I. 9ª  Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – CREDE

II Formação de Educadores Ambientais: caminhos e perspectivas

– Orientadores:

Prof. André Luiz Farias Alves – Multiplicador do NTE
Profª. Andréa Carla Chaves Napolião – Técnica do NRCOM
Profª. Ms. Dóris Sandra Silva Leão – Coordenadora da 9ª CREDE
Profª. Georgina Barros de Oliveira – Assistente Técnica do NRCOM
Profª. Maria de Fátima Gomes Morais – Supervisora do NRCOM
Profª. Maria Roseneide Furtado Oliveira – Assistente Técnica do NRDES.
(NRCOM – Núcleo de Cooperação com os Município; NRDES – Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola; NTE – Núcleo de Tecnologia Educacional).

– Áreas: Ciências Humanas;  Educação e Educação Ambiental.

II. Escola de Ensino Médio Raimundo Nogueira

– Título do trabalho:

A Contribuição da Informática Educativa no Processo de Ensino e de Aprendizagem da E.E.M. Raimundo Nogueira: desafios e realidades.

–  Orientador:  Prof. André Luis Farias Alves.

– Áreas: Ciências Exatas e da Terra; Ciência da Computação e Informática na Educação.

III. Escola de Ensino Médio Padre Coriolano

– Título do trabalho:

Astronomia: uma ciência ao alcance de todos.

– Orientadores:

Prof. Antônio Vioto Neto;
Prof. José Williame Silva Lino;
Prof. Rinaldo Costa do Nascimento;

– Aluno:  Wallison Rodrigues Pereira.

– Áreas: Ciências Exatas e da Terra; Astronomia.

Todos os orientadores e um representante dos alunos envolvidos nos projetos, participaram da 62ª SBPC, contribuindo com suas experiências, compartilhando informações, ampliando horizontes e valorizando a pesquisa e a integração com a comunidade científica.

Confira aqui a galeria de fotos.