EEM Ana Facó promove palestras e projetos sobre saúde e meio ambiente

28 de junho de 2010 - 03:00

 

 

 

A Escola de Ensino Médio Ana Facó realizou durante os meses de maio e junho, o I Simpósio de Questões Ambientais e Saúde e o Projeto Horta Mandala, coordenado pelas professoras Rebeca Wilson e Lariça Lemos com apoio dos professores Valder Carvalho e Elizabeth Monteiro.

 
As atividades  desenvolvidas buscaram incentivar ações de Educação Ambiental e multiplicar os conceitos de qualidade de vida aprendidos nas aulas, proporcionando uma prática alimentar mais saudável. 

 

 

As ervas cultivadas na horta contribuirão para o enriquecimento dos hábitos alimentares e o tratamento de patologias simples, utilizando-se dos conhecimentos científico e  manipulação de ervas fitoterápicas através da medicina alternativa, além de relacionar conhecimentos prévios com o conceitos atribuídos em sala, visando a troca de experiências entre todos os envolvidos.

 

 

 

O diretor Jailson Tavares Cruz fez a abetura do simpósio, destacando a importância desse evento para a formação escolar e cidadão no que tange às questões ambientais e de saúde pública. Na programação houve palestras ministradas por professores e alunos, minicursos.  Confira:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

27/05 – I Simpósio de Questões Ambientais e Saúde.

 

Manhã (09h40min)
Tema: Alimentação Saudável.
Palestrantes: alunas – Amanda e Talita (3º Ano C).

 

Tarde (15h40min)
Tema: Turismo sustentável.
Palestrantes: alunos – Geremias (2ºAno D) e Matias (3º Ano E).

 

 

28/05 –  Mini-Curso: Reciclagem e Oficina de Materiais.


Manhã (09h40min) e tarde (15h40min)
Responsáveis: Profª. Elizabeth Monteiro e alunos do 1º Ano.

 

 

31/05 – Palestra

 

Manhã (09h40min) e tarde (15h40min)
Tema: Meio ambiente e saúde.
Palestrante: Profª Ms. Ana Odília de Carvalho Veras.

 

 

 

 

 

 

 

 

01/ 06 –  Mini-Curso: Carro de Educação Ambiental (Tecnokit)

 

Manhã (09h40min) e tarde (15h40min)
Responsável: aluna Géssica (3ºAno D).

02/06 –  Momento Cultural

 

Manhã (10h30min) – teatro ou dança e música.
Tarde (16h30min) – desfile e música.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Dando continuidade aos estudos e pesquisas sobre meio ambiente e saúde, no dia 19 de junho, o coordenador Alan Kardec organizou uma aula de campo à Fortaleza, onde os alunos visitaram os laboratórios de anatomia e minerologia da Universidade Estadual do Ceará, contando com a presença do ex-secretário de saúde do estado, João Ananias que falou sobre quetões de saúde pública. Os alunos visitaram ainda, o Muséu do Ceará, o Centro da Cidade de Fortaleza, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, acompanhados pelo coordenador Onésimo Remígio e os professores Pedro, Edmilria e Aurilene.