EEEP de Horizonte e de Cascavel realizam Prova do Desafio National Geographic

24 de junho de 2010 - 03:00

As Escolas Estaduais de Educação Profissional Edson Queiroz (em Cascavel-Ce) e Maria Dolores Alcântara e Silva (em Horizonte-Ce) realizaram no dia 09 de junho, a 1ª Prova do Desafio National Geographic de 2010.

O Desafio National Geographic é a maior olimpíada de Geografia do Brasil. Em sua terceira edição, o evento integra o projeto Viagem do Conhecimento, idealizado pela revista National Geographic Brasil e realizado pela Editora Abril.

O Desafio é realizado em três etapas: Local, Regional e Final e tem como objetivos principais:

– Estimular jovens estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio, com seus núcleos familiares e escolares, a conhecer melhor o espaço, o país e o mundo onde vivem;
– Disseminar a cultura de viagem como experiência para ampliar o conhecimento do Brasil e do mundo;
– Contribuir para a melhoria da qualidade de ensino da disciplina de Geografia e áreas afins;
– Propiciar o enriquecimento do trabalho de professores em escolas públicas e particulares, contribuindo para sua valorização profissional;
– Incentivar estudantes e educadores a avaliarem as relações sociedade-natureza sob uma perspectiva crítica, ética, solidária e sustentável.

Os alunos selecionados nas fases Local e Regional são premiados com uma viagem a São Paulo ou outra cidade brasileira indicada pelo Comitê Gestor, acompanhados de seus pais e professores responsáveis, onde será disputada a fase Final. Em São Paulo, haverá uma intensa programação cultural pelos principais pontos turísticos da cidade, além de um trabalho de campo acompanhado pela equipe pedagógica do Viagem do Conhecimento.