9ª CREDE recebe os 29 municípios da Macro Região A – “Encontro PAIC – Eixo Alfabetização”

21 de junho de 2010 - 03:00

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), através da Coordenadoria de Cooperação com os Municípios (COPEM), promove hoje (21/06), o Encontro do Programa de Alfabetização na Idade Certa – Eixo da Alfabetização, na sede da 9ª CREDE, com os 29 municípios que fazem parte da Macro Região “A”.

A Macro Região “A” é composta pela 1ª CREDE (Maracanaú, Aquiraz, Caucaia, Eusébio, Guaiuba, Itaitinga, Maranguape e Pacatuba), 2ª CREDE (Itapipoca, Amontada, Apuiarés, Itapagé, Miraíma, Paracuru, Paraipaba, Pentecostes, São Gonçalo do Amarante, São Luis do Curu, Tejuçuoca, Trairi, Tururu, Umirim e Uruburetama) e 9ª CREDE (Horizonte, Beberibe, Cascavel, Chorozinho, Pacajus e Pindoretama).

O Encontro tem a finalidade de refletir sobre os objetivos das atividades Escrevendo do Seu Jeito – da proposta alfabetizar letrando,  e sobre a importância da intervenção dos professores para que os alunos se apropriem do sistema de escrita. Na ocasião,  ressaltou-se a necessidade do acompanhamento da prática de sala de aula pelo formador, bem como, do encaminhamento de ações que auxiliem a melhoria no processo de ensino e de aprendizagem.

Na abertura houve a apresentação dos alunos do Projeto Eu Sou Cidadão – Amigos da Leitura, com a contação de história “Era uma Vez…”, sob a organização da professora Edleuda Alexandre, do município de Pacajus.

Em seguida, a coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão, juntamente com a supervisora do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM) Maria de Fátima Gomes Morais, acolheram a todos com  mensagens de boas vindas, ressaltando a relevância desse encontro para a interação e troca de experiência entre as CREDEs e municípios, buscando auxiliar os formadores do Eixo da Alfabetização, no processo de acompanhamento aos professores, alunos e gestores das escolas municipais.

A professora Gustava Bezerril está conduzindo o encontro, orientando os formadores municipais através de atividades criativas, tais como, rodas de leitura, tempestade de ideias, apresentação do vídeo “No Ceará: Eita que sala de aula boa!” e discussão sobre a rotina da sala de aula.

Também participam do evento, a gerente regional do PAIC Georgina Barros, as técnicas do NRCOM, Silvia Helena de França, Andréa Napolião, e Samila  Gomes, os formadores do referido Eixo e técnicos das Secretarias Municipais de Educação (SME) e das CREDEs.