EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva realiza eventos e atividades em junho

15 de junho de 2010 - 03:00

 

A Escola  Estadual de Educação Profissional Maria Dolores Alcântara e Silva, situada em Horizonte-Ce, vem promovendo no mês de junho, eventos e atividades objetivando fortalecer a aprendizagem dos discentes, através de práticas que estimulam o interesse e a criatividade dos mesmos pela educação ambiental e pelas disciplinas de literatura, língua portuguesa e matemática.

Para onde vai nosso lixo – Semana do Meio Ambiente

 

 

De 31/05 a 04/06, na EEEP Maria Dolores, aconteceu a Semana do Meio Ambiente. Ao longo da semana, durante o intervalo do almoço, os alunos apresentaram seminários, participaram de palestras e aulas de campo, bem como compartilharam suas experiências com a comunidade.

 

– Aula de campo com os Monitores do Meio Ambiente:
Dentro do projeto “Análise do destino do lixo e impactos ao meio ambiente em Horizonte”, os professores Andréa Assunção(Biologia), Lucivânia Nascimento(Química), Rafaela Vieira(Biologia) e Ueric Bandeira(Química) levaram os monitores do projeto para uma visita ao Aterro Sanitário de Horizonte-CE. Lá nossos alunos puderam conferir a triagem que é realizada com o que jogamos fora, com o que as fábricas jogam fora e o destino lixo do que não serve para ser reaproveitado.

– Reciclando nosso lixo:
Ainda, os monitores no mês de maio, começaram a produzir papel reciclado, com o auxílio da Máquina de Reciclagem de Papel, para uso da escola. Criaram a “Caixa da Reciclagem” e distribuíram em cada uma das salas, solicitando aos alunos que cultivassem a cultura de utilizá-la. Além disso, nossos monitores estão contando com a ajuda dos Professores Andesson(História) e Wellington(Artes), que estão orientando-os como trabalhar com garrafas pet.

– SEMACE na Escola Profissional:
No dia 01/06, nossa escola recebeu a visita da Sra. Eulália Aragão, técnica da Coordenadoria de Extensão e Educação Ambiental da SEMACE, que ministrou uma palestra abordando assuntos como a Coleta seletiva do lixo, Cuidados com o consumo excessivo, A importância da reciclagem, Degradações da Natureza, Alterações Climáticas, Desequilíbrio Ambiental, Destruição da vegetação, dentre outros. A palestra encerrou com a apresentação da peça “Alice no país da Ecologia” encenada pelos próprios alunos da escola.

 

– Compartilhando saberes com a comunidade:

No dia 02/06, os monitores do projeto distribuíram mudas de plantas frutíferas e medicinais, adquiridas através da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente de Horizonte. O momento aconteceu na Praça da Igreja Matriz, onde além de entregar as mudas aos que por ali transitavam, os monitores conversaram com as pessoas sobre a importância da preservação/manutenção do nosso meio ambiente.

 

 

 

Para encerrar nossa semana do meio ambiente, no dia 04/06, a escola recebeu a visita do ex-deputado, atualmente vereador da Câmara de Fortaleza e Mestre em Direito Público pela Universidade Federal do Ceará, o Sr. João Alfredo, que veio ministrar uma palestra sobre Direito Ambiental, Luta Social e Ecossocialismo, aproveitando a oportunidade para apresentar seu livro, produzido exclusivamente com papel reciclável. Na ocasião, houve o “Recicle Fashion”, um desfile de roupas produzidas pelos próprios alunos, reaproveitando materiais como sacolas plásticas, sacos de nylon, garrafas PET, latinhas, jornal/revistas, papelão, dentre outros.

 

 

   

Olimpíada de Português 2010 – “O lugar onde vivo”

 

A Olimpíada de Português é uma iniciativa do Ministério da Educação e da Fundação Itaú Social, com coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec). A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem o objetivo de contribuir para a formação de professores, visando à melhoria do ensino da leitura e escrita nas escolas públicas brasileiras. A Escola Profissional Maria Dolores acredita nessa iniciativa do Governo Federal e por isso está desenvolvendo atividades com o uso dos recursos didáticos, como o QP BRASIL, afim de alcançar os mesmos objetivos da Fundação Itau Social.

     

OBMEP 2010!

 

Os alunos do 1º ao 3º Ano, no dia 08 de junho, cumpriram a agenda e participaram da edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. A Olimpíada é um projeto criado para estimular o estudo da Matemática entre alunos e professores de todo o país. Suas atividades vêm mostrando a importância da Matemática para o futuro dos jovens e para o desenvolvimento do Brasil.

 

 

 

 

 

 

Confira os alunos que classificaram-se para a 2ª Fase da Olimpíada que acontecerá no dia 11 de setembro.  :

 

 

Florencio das Chagas C. Junior – Agroindústria – 1º Ano
Eduardo Chaves de Meneses – Informática – 1º Ano
Leonila Rafaela Peixoto Oliveira – Informática – 1º Ano
Bruna Lopes dos Santos – Agroindústria – 1º Ano
Francisco Everardo de Oliveira – Seg. Trabalho – 1º Ano
Larissa Barros Barbosa – Enfermagem – 1º Ano
Lucas Pessoa Bezerra – Informática – 1º Ano
Mariana Pereira Ribeiro – Informática – 2º Ano
Helves Santiago da Silveira – Informática – 2º Ano
José Eudes da Silva – Agroindústria – 2º Ano
Érica Coelho lima – Seg. Trabalho – 2º Ano
Bruno Rufino dos Santos – Informática – 2º Ano
Ingrid Sousa Barros – Informática – 2º Ano
Sabrina Sousa da Silva – Enfermagem – 2º Ano
Lucas Marques Carvalho – Seg. Trabalho – 2º Ano
Antonio Leonardo R. da Silva – Informática – 2º Ano
Marcos Antônio Rocha da Silva – Enfermagem – 2º Ano
Antônia Tarciele Vitoriano de Castro – 3º Ano
Layane Leonardo Queiroz – 3º Ano
Diogo Pereira Castro – 3º Ano
Maxsuel Rômulo da Silva – 3º Ano
Ailton Pereira da Silva – 3º Ano
José Severiano Carneiro Neto – 3º Ano
João Vitor Pereira da Silva – 3º Ano
Carina Pereira do Nascimento – 3º Ano


Parabéns!!!

 

I Sarau de Poesias: Fernando Pessoa e Florbela Espanca

 

Como diria Fernando Pessoa: “Navegar é preciso…” Na segunda etapa deste bimestre os alunos da Escola Maria Dolores realizaram pesquisas direcionadas ao “Modernismo em Portugal”. “Navegaram” na literatura portuguesa através de dois autores: Fernando Pessoa e Florbela Espanca. Esta ação resultou no I SARAU DE POESIAS: FERNANDO PESSOA E FLORBELA ESPANCA, onde por intermédio de musicais, dramatizações, recitais e declamações, onde os alunos mostraram a importância da Literatura Portuguesa para o Brasil, em apresentações repletas de beleza poética do Século XX.

 

 

 

A coordenadora da 9ª CREDE Dóris Leão parabeniza às gestoras, professores e alunos da Escola Profissional Maria Dolores, pelo trabalho desenvolvido em prol da aprendizagem dos alunos, através de ações que aprimoram a aquisição de saberes imprescindíveis para a formação escolar e cidadã.

 

 

Confira os eventos na íntegra, através do blog http://escolaprofissionalhorizonte.blogspot.com/