O Presidente Lula e o Governador Cid promovem aula inaugural do Pró-Jovem Urbano

9 de junho de 2010 - 03:00

O presidente Luís Inácio Lula da Silva, governador Cid Ferreira Gomes e demais autoridades locais, participaram na tarde de ontem (08/06), no Ginásio Paulo Sarasate, da aula inaugural do Pró-Jovem Urbano.

O Pró-Jovem é um programa desenvolvido em parceria com os Governos Federal e Estadual e com o apoio das prefeituras municipais, com a finalidade de elevar a escolaridade e qualificar profissionalmente jovens entre 18 e 29 anos, com 18 meses de duração e 2000 h/a.

Em sua fala, o presidente Lula destacou sobre a importância do programa ressaltando que “o Pró-Jovem Urbano é uma oportunidade para que cada jovem possa recuperar o tempo perdido e mudar o seu futuro. Ele, bem como outros programas, originaram-se, a partir da criação, em 2005, de uma política nacional da juventude, implementada em todos os estados do Brasil”. Lula ainda citou o caso de Maria Eliane de Oliveira, 27 anos, mãe de 4 filhos. Ela engravidou a primeira vez quando ainda cursava a 5ª série do ensino fundamental. “Depois de mais de 10 anos ela colocou os pés novamente em uma escola e foi o Pró-Jovem, que possibilitou isso. No Ceará mais de 24 mi jovens tiveram essa oportunidade”, comemorou.

O governador Cid Gomes iniciou seu discurso emocionado. “Quero falar com o sentimento que toma conta do meu coração hoje”. Segundo o chefe do Executivo cearense, no Estado, em 2010 somente em Fortaleza um total de 7 mil jovens serão qualificados. “E no Interior serão mais 10 mil pessoas em 39 municípios. Dessa forma esses jovens terão a possibilidade de dar um grande salto na qualidade de suas vidas”, relatou.

Na região da 9ª CREDE, o Pró-Jovem Urbano atende cerca de 60 alunos do município de Cascavel-Ce, na Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz e na Escola de Ensino Médio Custódio da Silva Lemos.

Representando a 9ª CREDE, estiveram presentes a coordenadora Dóris Sandra Leão, a assessora de Planejamento Temis Brandão, o supervisor do Núcleo Administrativo Financeiro Joacillo Albuquerque Cavalcante,  alunos e coordenadores do Pró-Jovem de Cascavel.

Fonte: Coordenadoria de Imprensa do Governo do Estado
– Governo do Estado do Ceará (http://www.ceara.gov.br)
– Casa Civil ( comunicacao@casacivil.ce.gov.br/).