NRDES realiza o IV Encontro com Gestores das Escolas Estaduais

26 de maio de 2010 - 03:00

O Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) promoveu ontem (25/05), no auditório da 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), o IV Encontro com Gestores das Escolas Estaduais.

O encontro teve como foco, a melhoria e o fortalecimento da gestão escolar e do processo de ensino e de aprendizagem, tratando dos seguintes assuntos: regimento escolar, resultados do 1º bimestre por escola (turma e turno), atualização do Sistema Integrado de Gestão – SIGE, resultado da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), inscrições dos alunos no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros.

O encontro foi conduzido pela Superintendência Escolar e equipe NRDES, com a participação das técnicas do Conselho Estadual de Educação do Ceará, Eliane Roratto e Tália Fausta Moraes Pinheiro que apresentaram com maestria as diretirizes do Regimento Escolar e instrumentais emitidos pelo Conselho em 2009.

A Superintendente Escolar, Elenir da Silva fez a acolhida, homenageando às gestoras e mães com uma bela mensagem e entrega de brindes.

Dando continuidade a programação, a Superintendente Luzimary Soares, apresentou os resultados do 1° bimestre, fazendo um acompanhamento junto aos diretores e coordenadores escolares, para intervenções voltadas para a melhoria da aprendizagem dos alunos, e da importância em manter o SIGE atualizado. No ensejo, a Superintendente Elenir apresentou os resultados da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP – 2009) destacando o empenho dos alunos que receberam premiação e menção horosa. Tratando ainda sobre avaliações externas, o Superintendente Rinaldo Costa falou sobre a relevância da participação dos alunos nas inscrições para o ENEM.

Em seguida, a Assistente Técnica do NRDES Roseneide Furtado socializou informações acerca de algumas demandas e ações sobre projetos e programas implementados pela SEDUC/9ª CREDE.

No encerramento, a Coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão destacou a importância desse encontro para a melhoria da gestão escolar, bem como, do desempenho acadêmico dos alunos, através da troca de experiências e práticas exitosas.

Na ocasião, foram homenageados os aniversariantes do mês de maio, gestores escolares e técnicos da CREDE.

Leivanir Peixoto – Coordenadora da EEM Padre Armatéia Diniz;
Edna Bacelar – Multiplicadora do NTE;
Rosivânia Negreiros – Coordenadora da EEM Wladimir Roriz;
Rodrigo Gomes – Coordenador Diretor de Turma / NRDES;
Isarlano Giffoni – Técnico do NRCOM.