Os alunos Nadson Weyne e Anannandy Cunha são escolhidos para a CONFINT 2010

21 de maio de 2010 - 03:00

 

 

Depois de participarem por três meses do Circuito de Aprendizagem Virtual,  os estudantes Nadson Weyne Silva Sales, de Horizonte-Ce,  e  Anannandy Cunha, de Camocim-Ce, foram escolhidos para representar a Região Nordeste na I Conferência Internacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente – “Vamos Cuidar do Planeta” – CONFINT.  

Ao todo 12 estudantes, na categoria masculina e feminina, foram escolhidos entre 350 candidatos para compor a delegação brasileira na CONFINT 2010.

 
 
A Conferência Internacional Infantojuvenil teve várias etapas educativas. No início, houve debates e discussões de tópicos relacionados ao tema da conferência, as mudanças socioambientais globais, o que permitiu que os jovens trocassem ideias, aprendessem juntos e se conhecessem. Em seguida, os jovens participaram de etapas que pontuavam, como uma verificação de conteúdos, uma redação e a preparação e a implementação de um projeto em sua escola ou comunidade.

Na etapa do planejamento e implementação de um projeto, os jovens se engajaram na realização de  projetos de plantio de mudas, programas de rádio e implantação de coleta seletiva em suas escolas, entre outros. Foram 74 projetos idealizados e 71 realizados.

 
Aqueles que obtiveram as pontuações mais altas em cada um dos grupos, puderam participar como candidatos na eleição por regiões (Nordeste, Centro-Oeste, Norte , Sul e Sudeste). Os próprios  adolescentes que participaram da comunidade até o final puderam votar nos candidatos.
 
 
Como resultado, a menina e o menino mais votados de cada um dos grupos vão representar o Brasil na Conferência, garantindo a participação de todas as regiões do país e a equidade de gênero. Além disso, foram escolhidos um menino e uma menina do grupo de ações afirmativas, que incluía candidados de assentamentos rurais, populações ribeirinhas, quilombolas e indígenas.

No ensejo, a Coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão parabeniza aos alunos Nadson Weyne e Anannandy Cunha, pela conquista merecida, tendo a certeza de que a Região Nordeste será muito bem representada por esses jovens engajados na causa ambiental e preservação do planeta.
 
 
Confira aqui os 12 jovens que irão representar o Brasil.