EEEP Edson Queiroz realiza prova da XII Olimpíada Brasileira de Astronomia

18 de maio de 2010 - 03:00

 

 

 

Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, em Cascavel, realizaram no dia 14 de maio,  a prova da XII Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA, encerrando o ciclo de atividades.

 

 

 

 

 

A XII OBA tem por objetivos, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais. A OBA ocorre totalmente dentro da escola participante, tendo como fase classificatória a realização de uma prova, para cada nível de ensino. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo.

 

 

Para a realização da 1ª atividade, os alunos da Escola Edson Queiroz confeccionaram foguetes com a utilização de material reciclável, abordando o universo cultural sofisticado das ciências Astronômica e Astronáutica, através da aprendizagem lúdica e consciência ambiental. As experiências ocorreram entre os dias 26 a 30 de abril, como parte das atividades laboratoriais da disciplina de Física. Na última sexta-feira (14), houve a realização da atividade prática das distâncias planetárias e a aplicação da prova da OBA.
 
 
 
No ensejo, a Coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão parabeniza aos gestores, professores e alunos da Escola Edson Queiroz, pelo trabalho desenvolvido, em prol do fortalecimento da pesquisa científica.