EEEP Edson Queiroz realiza atividade da IV Olimpiada Brasileira de Foguetes – OBFOG

4 de maio de 2010 - 03:00

 

 

Os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, em Cascavel, realizaram experiências científicas, como atividade prática da IV Olimpíada Brasileira de Foguetes – OBFOG, um evento integrante da XII Olimpíada Brasileira de Astronomia – OBA que será realizada no dia 14 de maio de 2010, simultaneamente em todas as escolas previamente cadastradas.

A XII OBA tem por objetivos, fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia e pela Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando num mutirão nacional, além dos próprios alunos, seus professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas, planetários, observatórios municipais e particulares, espaços, centros e museus de ciência, associações e clubes de Astronomia, astrônomos profissionais e amadores, e instituições voltadas às atividades aeroespaciais. A OBA ocorre totalmente dentro da escola participante, tendo como fase classificatória a realização de uma prova, para cada nível de ensino. A participação dos alunos é voluntária e não há obrigatoriedade de número mínimo ou máximo.

Para a realização da 1ª atividade, os alunos da Escola Edson Queiroz confeccionaram foguetes com a utilização de material reciclável, abordando o universo cultural sofisticado das ciências Astronômica e Astronáutica, através da aprendizagem lúdica e consciência ambiental. As experiências ocorreram entre os dias 26 a 30 de abril, como parte das atividades laboratoriais da disciplina de Física.

Cada escola participante enviará um relatório das atividades, incluindo a descrição do foguete e da forma de lançamento utilizado. Ao final da Olimpíada todos os alunos receberão um certificado de participação, bem como os professores e diretores escolares envolvidos no processo.

No ensejo, a Coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão parabeniza aos gestores, professores e alunos da Escola Edson Queiroz pelo trabalho desenvolvido em prol do fortalecimento da pesquisa científica.