SEDUC / NRCOM promove Encontro do PAIC – Eixo da Alfabetização, com os municípios da Macro Região A.

29 de abril de 2010 - 03:00

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), em parceria com o Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM) promoveu no dia 28 de abril , no Auditório da 9ª CREDE,  o Encontro do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) – Eixo da Alfabetização com os municípios que fazem parte da Macro Região A.

O encontro teve como objetivos, refletir sobre os níveis psicogenéticos e o reconhecimento dos mesmos para a ampliação dos conhecimentos das crianças, bem como, trabalhar a importância dos jogos para o processo de alfabetização, destacando as regras, os procedimentos, a criatividade, a ludicidade e o desenvolvimento de habilidades.

A Coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão acolheu a todos, destacando a relevância do encontro no que tange à socialização e troca de experiências com a alfabetização, para maior interação entre  as CREDEs e municípios presentes. Em seguida, a Supervisora do NRCOM, Maria de Fátima Gomes Morais saudou às equipes municipais do PAIC, ressaltando a  importância  das ações desenvolvidas em prol da alfabetização de crianças na idade certa, para sua dignidade e formação cidadã.

A Coordenadora da Macro “A”, Gustava Bezerril Cavalcante conduziu as atividades de roda de leitura,  trabalhando com o tema, “Níveis Psicogenéticos – análise de atividades do caderno do aluno ” e apresentou o vídeo Construção da Escrita – Análise de jogos didáticos.

Durante o encontro houve apresentações culturais, com mensagens dos alunos do 2º ano da EMEF Lauriza Vieira de Lima e  apresentação do Grupo Cantarolar da EMEF Maria Regiana da Silva do município de Horizonte.

Na ocasião, a equipe do NRCOM realizou a exposição dos projetos “Cantos e Contos”, do Centro de Educação Infantil Mariana Lino da Conceição, do município de Horizonte, “Mala Fantástica”, da Escola Pedro de Queiroz Ferreira, do município de Beberibe, “Chocolate com Letrinhas” da Escola de Ensino Infantil Mundo Encantado da Criança do município de Eusébio  e  “A menina bonita do laço de fita” da Escola de  Ensino Fundamental Elias de Souza do município de Itaitinga, que foram apresentados na IX Bienal Internacional do Livro do Ceará.

Participaram do encontro, os professores formadores de 22 municípios cearenses, os técnicos da Superintendência das Escolas de Fortaleza (SEFOR) e das Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDEs) da Macro Região A (Maracanaú, Itapipoca e Horizonte),

No encerramento, a Profª Dóris agradeceu a presença de todos, parabenizando às equipes municipais do PAIC pelo trabalho dedicado à alfabetização e para a melhoria da qualidade da educação.

Confira aqui mais fotos do evento.