9ª CREDE e os Municípios de Horizonte e Beberibe apresentam projetos na IX Bienal do Livro.

16 de abril de 2010 - 03:00

9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) participou de 10 a 15 de abril, da IX Bienal Internacional do Livro do Ceará, com exposição de experiências exitosas do Programa Alfabetização na Idade Certa (PAIC), no salão principal do Espaço Dôra, Doralina.

A exposição realizada pela Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), através das CREDEs, e em parceria com os municípios, teve por objetivo a socialização de projetos nas categorias Educação Infantil e 1° ou 2° anos do Ensino Fundamental.

As experiências foram selecionadas pela Supervisora do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM), Maria de Fátima Gomes Morais, juntamente com a Gerente Regional do PAIC, Georgina Barros, a Técnica do Eixo de Educação Infantil, Sílvia França e a Técnica do Eixo da Avaliação Andréa Napolião.

Foram apresentados pela 9ª CREDE dois projetos: “Mala Fantástica”, da Escola Pedro de Queiroz Ferreira, do município de Beberibe e “Cantos e Contos”, do Centro de Educação Infantil Mariana Lino da Conceição, do município de Horizonte. O projeto “Mala Fantástica” propõe o lúdico como instrumento facilitador do processo de ensino e de aprendizagem da leitura, tendo como público os alunos do 2º ano, sob a orientação da professora  Lucelena de Lima. E o projeto “Cantos e Contos” tem por objetivo o  incentivo pelo gosto da leitura e da escrita, através da narração de histórias, dramatizações e música, atendendo a 120 crianças de 3 a 5 anos de idade, sob a orientação das professoras Kátia Chirlley Xavier Avelino e Maria Cristina Gaudêncio.

Durante a exposição, os stands da 9ª CREDE receberam visitas de professores, coordenadores de escola e gestores municipais, que apreciaram os trabalhos pela criatividade e a aplicabilidade dos projetos. Os stands ficaram sob a supervisão da Assistente Técnica, Georgina Barros e da Técnica do Eixo de Literatura Infantil e Formação do Leitor, Marlúcia Nogueira.

No ensejo, a Coordenadora da 9ª CREDE Dóris Sandra Leão parabeniza aos gestores municipais de Beberibe e Horizonte, pelo incentivo, assim como, às professoras pelos trabalhos desenvolvidos, ao enaltecer a leitura como instrumento indispensável para a aprendizagem e sociabilidade dos alunos.

Confira mais fotos sobre o evento.