9ª CREDE realiza Encontro de Socialização dos Projetos de Educ. Científica e Ambiental

23 de março de 2010 - 03:00

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), através do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES), realizou no dia 17 de março, o Encontro de Socialização dos Projetos de Educação Científica e Ambiental.

O encontro teve o objetivo de socializar projetos científicos, fomentar e apoiar as ações de educação ambiental nas escolas estaduais de abrangência desta coordenadoria.

Participaram do encontro, os coordenadores, professores, alunos das escolas estaduais, a Assistente Técnica do NRDES, Roseneide Furtado e técnicos da Secretaria da Educação (SEDUC): Prof. Ms. Rickardo Léo Ramos Gomes e a Orientadora das Ações de Educação Ambiental, Lindalva Cruz.

A Profª. Lindalva Cruz destacou a importância da Educação Ambiental nas escolas e explicou a relevância do processo para participação das mesmas na pesquisa: Estudo Exploratório da Temática Educação Ambiental nas Escolas Públicas Cearenses, que iniciará dia 05 de abril, no site da SEDUC. A pesquisa tem por objetivo gerar uma base de dados que possibilite o conhecimento, com relação a real situação da escola, no desenvolvimento de atividades/projetos em Educação Ambiental e o quantitativo de professores e alunos envolvidos com atividades/projetos nessa área, no  Estado do Ceará.

Dando continuidade ao evento, o Prof. Ms. Rickardo Léo Ramos Gomes da SEDUC, apresentou Programa Escola Aprendente, enfatizando a disciplina de Biologia, e em seguida, fez  uma explanação histórica sobre a tecnologia mundial e brasileira, dicas de livros, filmes e sites. O Prof. Rickardo falou também sobre o programa de revitalização dos laboratórios de ciências e da inserção e importância da categoria Robótica na Feira Estadual.

O encontro trouxe como perspectiva, um feedback entre a SEDUC/CREDE/Escolas, oportunizando os alunos a mostrarem seu potencial de pesquisa e envolvimento nos projetos da escola e na comunidade.

No ensejo, a Coordenadora da 9ª CREDE, Dóris Sandra Leão e a Assistente Técnica do NRDES, Roseneide Furtado agradecem a Profª. Lindalva e o Prof. Rickardo Léo pela contribuição nas discussões científicas e ambientais do referido encontro.