9ª CREDE promove II Encontro com Gestores das escolas estaduais e entrega de instrumentos musicais

23 de março de 2010 - 03:00

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), através do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES), promoveu ontem (22/03),  o II Encontro com Gestores das Escolas Estaduais,  cujo objetivo foi apresentar e discutir os dados de aprovação, abandono em 2008/2009 e metas para 2010, bem como, orientar diretores e coordenadores quanto a elaboração do plano.

O encontro aconteceu no auditório da 9ª CREDE, sendo conduzido pela Supervisora do NRDES, Graça Santiago e equipe. A Coordenadora da CREDE, Dóris Sandra Leão, acolheu a todos e, em seguida, destacou a relevância das ações e metas para 2010, voltadas para melhoria dos níveis de aprendizagem dos alunos.

Durante o encontro, os diretores apresentaram alguns destaques e projetos pedagógicos desenvolvidos pelas unidades escolares:  Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus (CEJAP) – Diretora Osilene Peixoto, EEM.Raimundo Nogueira – Diretora Fernanda Érika de Oliveira,  EEM Padre Arimatéia Diniz – Diretor Raimundo Nonato Costa e EEM Ana Facó – Diretor Jailson Tavares.

Para a elaboração do plano de ação 2010, os gestores trabalharam em grupo, sob a supervisão da superintendência escolar e equipe do NRDES, abordando os seguintes aspectos:

– Plano de Ação e Metas (PLAMETAS);
– Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
– Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE);
– PREVEST.

No ensejo, após a socialização dos grupos, houve a entrega de uma bicicleta à estudante Patrícia da Silva Alves, aluna da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, que conquistou em 2009, a 4ª colocação do Concurso Estadual de Redação “O Ceará tem disso SIM – Autoestima Cearense”, recebendo certificado de menção honrosa e medalha, além da publicação de sua redação no jornal O Povo e no livro do Projeto Autoestima.

Em seguida, a profª Dóris Sandra Leão entregou às 13 escolas estaduais um kit com três violões acústicos, um teclado, 10 flautas doce, dois timbas pequenas, dois pandeiros, dois triângulos, dois afoxés, dois surdos mor com baqueta, dois repiques, dois ganzás, dois reco-recos, dois agogôs, dois atabaques e um armário de aço para melhor acomodá-los.

O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação(SEDUC) e Coordenadorias Regionais, está distribuindo 19.584 instrumentos musicais para as escolas da rede estadual, objetivando melhorar a qualidade do ensino da linguagem musical na disciplina de Arte. A aprendizagem musical poderá transitar as diversas manifestações culturais, folclóricas, a música erudita, a música popular e os diversos gêneros musicais ampliando a noção de mundo e de arte, desenvolvendo o senso estético. Os instrumentos poderão ser utilizados em diversas atividades, por exemplo, canto, banda, fanfarra, orquestra e grupos de câmara.

A SEDUC/ 9ª CREDE reconhece que o ensino de música na escola se constitui numa ferramenta de inclusão cultural e de cidadania na formação dos jovens, como também de integração entre as pessoas.