9ª CREDE promove II Encontro com Gestores das escolas estaduais e entrega de instrumentos musicais
23 de março de 2010 - 03:00
A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), através do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES), promoveu ontem (22/03), o II Encontro com Gestores das Escolas Estaduais, cujo objetivo foi apresentar e discutir os dados de aprovação, abandono em 2008/2009 e metas para 2010, bem como, orientar diretores e coordenadores quanto a elaboração do plano.
O encontro aconteceu no auditório da 9ª CREDE, sendo conduzido pela Supervisora do NRDES, Graça Santiago e equipe. A Coordenadora da CREDE, Dóris Sandra Leão, acolheu a todos e, em seguida, destacou a relevância das ações e metas para 2010, voltadas para melhoria dos níveis de aprendizagem dos alunos.
Durante o encontro, os diretores apresentaram alguns destaques e projetos pedagógicos desenvolvidos pelas unidades escolares: Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus (CEJAP) – Diretora Osilene Peixoto, EEM.Raimundo Nogueira – Diretora Fernanda Érika de Oliveira, EEM Padre Arimatéia Diniz – Diretor Raimundo Nonato Costa e EEM Ana Facó – Diretor Jailson Tavares.
– Plano de Ação e Metas (PLAMETAS);
– Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM);
– Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (SPAECE);
– PREVEST.
No ensejo, após a socialização dos grupos, houve a entrega de uma bicicleta à estudante Patrícia da Silva Alves, aluna da Escola Estadual de Educação Profissional Edson Queiroz, que conquistou em 2009, a 4ª colocação do Concurso Estadual de Redação “O Ceará tem disso SIM – Autoestima Cearense”, recebendo certificado de menção honrosa e medalha, além da publicação de sua redação no jornal O Povo e no livro do Projeto Autoestima.
O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Educação(SEDUC) e Coordenadorias Regionais, está distribuindo 19.584 instrumentos musicais para as escolas da rede estadual, objetivando melhorar a qualidade do ensino da linguagem musical na disciplina de Arte. A aprendizagem musical poderá transitar as diversas manifestações culturais, folclóricas, a música erudita, a música popular e os diversos gêneros musicais ampliando a noção de mundo e de arte, desenvolvendo o senso estético. Os instrumentos poderão ser utilizados em diversas atividades, por exemplo, canto, banda, fanfarra, orquestra e grupos de câmara.
A SEDUC/ 9ª CREDE reconhece que o ensino de música na escola se constitui numa ferramenta de inclusão cultural e de cidadania na formação dos jovens, como também de integração entre as pessoas.