EEM Ana Facó realiza encontros com Professores Diretores de Turma e PCA’s

22 de fevereiro de 2010 - 03:00

Durante os dias 05 e 08 de fevereiro, a Escola de Ensino Médio Ana Facó realizou encontros com coordenadores e professores para trabalhar o Projeto Professor Diretor de Turma, bem como, tratar das ações de acompanhamento pedagógico com os Professores Coordenadores de Área (PCA).

Encontro com os Professores Diretores de Turmas

Com o objetivo de avaliar o Projeto Professor Diretor de Turma e traçar estratégias de atuação conjunta, reuniram-se no último dia 05 de fevereiro os Professores Diretores de Turmas e os Coordenadores da EEM Ana Facó, no intuito de articular as ações a serem empreendidas, além de elaborar o plano de ação, mobilizando informações e conhecimentos, a fim de “interligar o processo de ensino na escola com diferentes conhecimentos e saberes, favorecendo a interdisciplinaridade e compreensão crítica e integral da realidade complexa”.

Na mensagem inicial com o vídeo “Sapateado”, procurou-se salientar a importância do trabalho cooperativo e a complexidade do trabalho docente no interior da gestão pedagógica. Além disso, os professores relataram suas impressões iniciais sobre as turmas, a necessidade do gerenciamento de conflitos e a organização de situações de aprendizagem, promovendo a responsabilidade individual dos alunos, alicerçada no trabalho colaborativo e integrado entre professores, gestor, coordenadores e as famílias.

Enfatizou-se o papel do professor diretor de turma na formação cidadã e a importância do planejamento de atividades pedagógicas que visem à autonomia, a iniciativa, a capacidade de solucionar problemas, envolvendo todos no processo de aprendizagem.

Reunião com PCA

A EEM Ana Faço realizou dia 08 de fevereiro reunião com os PCAs  para tratar das ações de acompanhamento pedagógico, tendo como foco a qualidade do processo ensino aprendizagem, o trabalho cooperativo e a melhoria do desempenho escolar.

Na reunião dentre outros assuntos foram trabalhados:

–  O papel do PCA na dinâmica escolar;
–  A articulação entre a função de PCA, o Núcleo Gestor e demais professores da escola;
–  As estratégias de ação para o ano de 2010.

Participaram da reunião os Coordenadores Marcos Silvano e Jociane e os PCAs Maria do Carmo (Linguagens, Códigos e suas Tecnologias), Valder (Ciências Humanas e suas Tecnologias) e Lariça (Ciências  da Natureza, Matemática e suas Tecnologias).

A 9ª CREDE parabeniza aos gestores e professores da Escola Ana Facó, por esse compromisso em prol da aprendizagem e sucesso escolar de seus alunos..