EEEP José Ma. Falcão promove Aula de Campo, Projetos e Homenagem à Diretora

21 de dezembro de 2009 - 03:00

 

Dando Continuidade aos projetos e atividades escolares, a Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão, durante o mês de dezembro promoveu os seguintes eventos:

 

1. Visita ao centro histórico de Fortaleza

 

Neste dia 08 de dezembro, o professor de História Tiago Adauto, reuniu um grupo de alunos para uma visita ao centro histórico de Fortaleza, destacando o Museu do Ceará, Teatro José de Alencar, Centro Cultural Dragão do Mar e outros espaços.

 

Por meio desta aula-de-campo, os alunos tiveram a possibilidade de  aproximar mais do conhecimento histórico, percebendo melhor como os processos históricos vão sendo construídos, registrados e selecionados no decorrer do tempo, e como tudo isso pode ser sentido, através do estabelecimento de um diálogo com os objetos dos museus, com os espaços considerados históricos, com as lembranças e memórias que os cercam.

 

“Desta forma, fomos construindo nossa própria interpretação e entendimento acerca das momentos, objetos e espaços que constituem nossa história, nossa identidade. Realizamos também nossos próprios registros por meio dos questionamentos e entendimentos, da memória e dos retratos eternizados, elementos que podem contribuir para a edificação de nossa própria história de vida, de nossas lembranças afetivas”. Afirma o professor Tiago Adauto.

 

 

 

 

2. Projeto Vivenciando o Protagonismo Juvenil

 

No dia 11 de dezembro a E.E.E.P. José Maria Falcão vivenciou a culminância do Projeto Vivenciando o protagonismo juvenil na natureza nada se perde… tudo se reduz, recicla, reutiliza e o planeta agradece!. O projeto foi desenvolvido pela professora de Química, Telma Regilda com a colaboração dos demais professores, núcleo gestor e centro de multimeios.

 

 

 

 

O projeto tem por objetivo desenvolver técnicas e habilidades no manuseio de material do cotidiano( restos de lixo orgânico e inorgânico) através da tecnologia de reciclar, reutilizar e reduzir esse material, transformando em produtos que sejam comercializados e que os introduza no mercado de trabalho.

 

O evento contou com a participação da comunidade, que prestigiou os trabalhos dos alunos, visitando as exposições e assistindo os desfiles temáticos.Dentre as atividades apresentadas, destacamos a cozinha alternativa – casa montada com material reciclado; jogos e brinquedos, roupas (recicladas e reutilizadas),  desfile da miss e do mister e estandes com empresas montadas pelo alunos.

 

 

 

 

3. Homenagem à Diretora Vitória Cunha

 

Os gestores, servidores, professores e alunos da Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão homenagearam a Diretora Vitória Maria Cunha, pelo seu aniversário, na última quinta-feira (17/12),  com flores, presentes e apresentação  de um vídeo com alguns momentos na escola.  Feliz aniversário!