Escolas Estaduais da 9ª CREDE participam do SPAECE Ensino Médio 2009

2 de dezembro de 2009 - 03:00

O Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) coordenou nos dias 24, 25 e 26 de novembro, a aplicação das provas do Sistema  Permanente de Avaliação da Educação Básica Estado do Ceará (SPAECE), nas séries de 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio regular das escolas estaduais de abrangência da 9ª CREDE.

O SPAECE tem por objetivo fornecer subsídios para formulação, reformulação e monitoramento das políticas educacionais, além de possibilitar aos professores, dirigentes escolares e gestores um quadro da situação da Educação Básica da rede pública de ensino.

Além da avaliação de competências e habilidades dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, o SPAECE Ensino Médio incluiu aspectos contextuais coletados por meio dos questionários: do aluno, para obter o perfil socioeconomico e hábitos de estudo; do professor e do diretor, para traçar o perfil e a prática docente e de gestão desses profissionais. Esses indicadores servirão de base para a implementação de políticas e de novas práticas pedagógicas nas escolas e nos municípios que se utilizam dessas informações.

Dada a importância dessa avaliação para a melhoria da qualidade de ensino, a 9ª CREDE através do NRDES mobilizou gestores e comunidade escolar para a efetiva participação dos alunos. Com base nos dados informados no EDUCACENSO e no total de alunos avalianos, as escolas obtiveram os seguintes índices de participação:

Escolas                                 Participação dos Alunos
– EEM Ana Facó                                        81,20%
– EEM Francisca Moreira de Souza          89,12%
– EEM Padre Arimatéia Diniz                   73,97%
– EEFM Custódio da Silva Lemos              92,82%
– EEM Ronaldo Caminha Barbosa             82,34%
– EEEP Edson Quieroz                              98,34%
– EEM Wladimir Roriz                              75,78%
– EEM Raimundo Nogueira                        75,26%
– EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva    100%
– EEM Padre Coriolano                              77,78%
– EEEP José Maria Falcão                           97%
– EEM Julia Alenquer Fontenele                81,56%

(*)Dados fornecidos pelo NRDES/9ªCREDE

As escolas estaduais da 9ª CREDE totalizaram uma participação de 80,26% dos alunos avaliados.

A Coordenadora da CREDE, Profª. Dóris Leão e equipe NRDES agradecem o empenho e o compromisso dos supervisores, aplicadores e gestores escolares na concretização de mais um ciclo do SPAECE Ensino Médio em nossa região.