9ª CREDE participará do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

20 de novembro de 2009 - 03:00

 

 

 

Brasília será sede do Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica (FMEPT), que acontecerá no período de 23 a 27 de novembro, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O Fórum é um movimento pela cidadania e pelo direito universal à educação, que terá pela primeira vez, uma versão dedicada à educação profissional e tecnológica.

O principal objetivo do Fórum é levantar propostas que integrem a plataforma mundial de educação, criada no Fórum Mundial de Educação de 2007, que traz como princípios a universalização do direito à educação pública, a garantia do acesso e a desmercantilização do ensino. Além disso, em 2009, comemoram-se os 100 anos de criação das primeiras escolas federais de educação profissional e tecnológica. Hoje essas escolas constituem uma rede com instituições em todo o País.

O Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva participará da abertura do Fórum que terá como público, estudantes, professores, pesquisadores, trabalhadores, representações governamentais, sindicatos, associações e pessoas da sociedade civil organizada de todo o mundo. A expectativa é que 15 mil pessoas circulem pelo evento.

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE), será representada no evento, pela Coordenadora Dóris Sandra Silva Leão e pela Diretora da Escola Estadual de Educação Profissional José Maria Falcão, Vitória Maria Cunha.  

A programação será dividida em três eixos temáticos. O primeiro trata de educação, trabalho e desenvolvimento sustentável; o segundo é sobre educação, culturas e integração e o terceiro discutirá educação, ética, inclusão e diversidade.

Segundo o site do mec, o Fórum terá uma estrutura participativa, mediante uma rede permanente de mobilização mundial, constituída de movimentos sociais e organizações da sociedade civil e em articulação com outros Fóruns de lutas. O FMEPT está estruturado e organizado através de três órgãos principais: o Conselho Internacional (CI), a Secretaria Executiva e os Comitês Organizadores (CO).

 

Fonte: http://portal.mec.gov.br