9ª CREDE encerra avaliação SAEB/Prova Brasil

17 de novembro de 2009 - 03:00

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em parceria com a Secretaria da Educação (SEDUC) e as Coordenadorias Regionais de Desenvolvimento da Educação (CREDE), realizou no período de 09 a 13 de novembro, mais um ciclo do SAEB/Prova Brasil no Estado do Ceará.

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), criado em 1988, é um programa governamental desenvolvido pelo INEP, com o objetivo de oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas, contribuindo, dessa maneira, para a ampliação da qualidade do ensino brasileiro.

No pólo da 9ª CREDE as avaliações foram aplicadas nos municípios de Horizonte, Pacajus, Chorozinho, Beberibe, Cascavel e Pindoretama, com o apoio das secretarias municipais de educação, diretores e professores. O trabalho desenvolvido pelos aplicadores nos municípios foi primordial para a realização de mais uma etapa do SAEB/Prova Brasil, os quais receberam treinamento e orientações quanto aos procedimentos da aplicação dos testes para alunos,  questionários específicos para professores de Língua Portuguesa e Matemática, para o diretor(a) e o questionário da escola.

Durante as aplicações, as  multiplicadoras Meire Cavalcante, Temis Brandão e a Coordenadora da CREDE, Profª. Dóris Leão, visitaram uma escola de cada município, acompanhando o processo avaliativo e apoiando os aplicadores no exercício de suas funções.

Multiplicadoras:Meire Cavalcante e Temis Brandão      Coord. da 9ª CREDE – Profª Dóris Leão
 Núcleo Gestor da Escola Raimundo de Queiroz           Aplicadora do SAEB – Profª Cecília de Sousa
                 (Cascavel-CE)                                                               (Cascavel-CE)

Multiplicadora Temis Brandão                                 Secretária Municipal de Educação – Valderez Queiroz
Diretor e Prof. da Escola Regina Vasconcelos       Aplicadora do SAEB – Rosimeire da Silva
           (Pindoretama-CE)                                                    (Beberibe-CE)

O SAEB avaliou o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, sendo aplicado a uma amostra de alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, das redes pública e particular no Ceará.

A Prova Brasil, também avaliou o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa, com foco na leitura, e Matemática, com foco em resolução de problemas, tendo como prioridade apresentar os resultados de cada unidade escolar da rede pública de ensino. Foi aplicada aos alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas urbanas e rurais, com pelo menos 20 alunos ou mais matriculados na série a ser avaliada.