9ª CREDE participa do Treinamento para Multiplicadores do SAEB/Prova Brasil 2009

26 de outubro de 2009 - 03:00

 

O Ministério da Educação (MEC), por meio do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), realizará no período de 09 a 30 de novembro de 2009, mais um ciclo do SAEB/Prova Brasil, sendo que no Ceará, ocorrerá na semana de 09 a 13 de novembro.

 

Com o intuito de cumprir fidedignamente, todos os requisitos de mais uma etapa de realização do SAEB/Prova Brasil, a Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), através da Coordenadoria de Avaliação e Acompanhamento da Educação (COAVE) e da Célula de Avaliação do Desempenho Acadêmico (CEADE), realizou o Treinamento dos Multiplicadores para a aplicação dos testes do SAEB/Prova Brasil 2009, nos dias 22 e 23 de outubro, no Hotel Amuarama, em Fortaleza-Ce, para  42 técnicos das CREDE e SEFOR.

 

 

 

O consórcio formado pelas instituições CONSUPLAN e AVALIA foi contratado para a realização desta avaliação, cuja operacionalização dar-se-á em articulação com as Secretarias Estaduais de Educação.

 

O treinamento foi desenvolvido por uma equipe de profissionais da CONSUPLAN-AVALIA e da SEDUC, sendo ministrado pela Coordenadora Local de Treinamento, Iaci Pequeno, sob a supervisão da Coordenadora Estadual de Logística e Treinamento, Betânia Fiqueiredo, com apoio dos Coordenadores Locais de Logística Aléssio Costa Lima e Erivânia Rodrigues.

 

 

 

 

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) foi representada pelas técnicas Meire Cavalcante e Temis Brandão, que receberam o treinamento para posteriormente, repassarem as devidas orientações e procedimentos aos aplicadores selecionados para realização do SAEB/Prova Brasil na região. 

 

 

 

 

O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB), criado em 1988, é um programa governamental desenvolvido pelo INEP, com o objetivo de oferecer subsídios para a formulação, reformulação e monitoramento de políticas públicas, contribuindo, dessa maneira, para a ampliação da qualidade do ensino brasileiro.

 

O SAEB avaliará o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa e Matemática, sendo aplicado a uma amostra de alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio, das redes pública e particular do país.

 

A Prova Brasil também avaliará o desempenho dos alunos em Língua Portuguesa, com foco na leitura, e Matemática, com foco em resolução de problemas, tendo como prioridade apresentar os resultados de cada unidade escolar da rede pública de ensino. Será aplicada aos alunos de 5º e 9º ano do Ensino Fundamental, das escolas públicas urbanas e rurais, com pelo menos 20 alunos ou mais matriculados na série a ser avaliada.