NRDES realiza Fórum Regional dos Grêmios Estudantis da 9ª CREDE

16 de setembro de 2009 - 03:00

O Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) realizou no dia 14 de setembro, no Hotel Fazenda Casa Grande – BR116/Horizonte, o Fórum Regional dos Grêmios Estudantis, objetivando incentivar a participação de jovens em organismos colegiados, potencializando assim, a construção de competências, habilidades e capacidades de atuação éticopolítica na escola e na comunidade.

A Supervisora do NRDES Maria das Graças Santiago de Sousa, juntamente com técnicos e superintendentes, coordenaram o evento que contou com a presença do Supervisor do NRAFI Joacillo Albuquerque, da Supervisora do NRCOM Maria de Fátima Gomes Morais.

Graça Santiago (Supervisora do NRDES); Fátima Gomes (Supervisora do NRCOM); Roseneide Furtado       (Assistente Técnica do NRDES); Maria José Pereira e Elenir da Silva (Superintendentes / NRDES).

O Fórum teve a participação de representantes da comunidade escolar, sociedade civil, Conselho Tutelar e Conselho Escolar. São eles:

– José Valcélio Monteiro (Representante da comunidade e Conselho Tutelar de Pindoretama);
– Francieudo de Oliveira Almeida (Representante da Coordenadoria de Juventude do município de Horizonte);
– Isabel Cristina Lima (Representante do Conselho Escolar da EEEP Maria Dolores Alcântara e Silva).

Os gremistas participantes do Fórum Regional foram:

– Talyson Bandeira de M. da Silva (EEM Ana Facó – Beberibe)
– Bruno Fonseca dos Santos (EEM Francisca Moreira de Souza – Beberibe)
– José Sergio de Lima (EEM Pe Arimatéia Diniz – Cascavel)
– Rodolfo Silva Monteiro (EEEP Edson Queiroz – Cascavel)
– Clóvis Caetano Pereira Filho (EEM Ronaldo Caminha Barbosa – Cascavel)
– Leonardo Mendes Mesquita EEFM Custódio da Silva Lemos – Cascavel)
– Mariana Sobreira Matias (EEM Raimundo Nogueira – Horizonte)
– Arthur Bruno da Silva Câncio (EEEP Ma. Dolores Alcântara e Silva – Horizonte)
– Luis Fernando Cordeiro (CEJAP – Pacajus)
– Aline Bárbara de Almeida Maia (EEM Padre Coriolano – Pacajus)
– Gustavo Evaristo de Almeida  (EEEP José Maria Falcão – Pacajus)
– Francisco Girleudo Silveira Ferreira (EEM Wladimir Roriz – Chorozinho)
– Felipe Joias Morais (EEM Júlia Alenquer Fontenele –  Pindoretama)

No Fórum foram trabalhados os seguintes objetivos:

– Incentivar a participação dos alunos nas atividades da escola, organizando ações junto aos pais, funcionários, professores, coordenadores e diretores;
– Estimular a organização de entidades estudantis, possibilitando o surgimento de líderes que defendam os interesses democráticos, construindo um sentimento de cidadania no conjunto dos estudantes;
– Selecionar 06 Gremistas para o II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis.

Os Gremistas classificados para O II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis em Fortaleza:

Bruno Fonseca dos Santos da (EEM Francisca Moreira de Souza – Beberibe); José Sergio de Lima (EEM Pe. Arimatéia Diniz – Cascavel); Mariana Sobreira Matias (EEM Raimundo Nogueira – Horizonte);

Aline Bárbara de Almeida Maia (EEM Padre Coriolano – Pacajus);  Francisco Girleudo Silveira Ferreira (EEM Wladimir Roriz – Chorozinho) e Felipe Joias Morais (EEM Júlia Alenquer Fontenele – Pindoretama).

A metodologia desenvolvida no Fórum  concretizou-se da seguinte forma:

– Palestra: Movimentos Estudantis no Atual Contexto da Educação Brasileira, com a participação do Professor e Vereador de Fortaleza, Antônio Ronivaldo da Silva Maia que fez uma bela reflexão histórica sobre os Movimentos Estudantis no Brasil e no Mundo;

– Análise e validação dos produtos discutidos nos Fóruns Escolares sobre O Papel do Grêmio na Construção da Escola Pública de Qualidade;

– Pintura em Painel ilustrativo, em tecido, da validação regional sobre o papel do grêmio na construção da escola pública de qualidade;

– Criação de jingle da temática do evento para os momentos de dinamização do Fórum Estadual;

– Seleção dos 6 gremistas que representarão a região no II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis. Os próprios gremistas escolheram os 06 representantes da região, com uma metodologia “ jovem escolhe jovem”.

Durante o evento o Prof. Nonato Ferreira – Educador e Terapeuta Holístico proporcionou aos jovens momentos de dinamização e relaxamento.

A 9ª CREDE parabeniza ao NRDES pelo trabalho desempenhado em prol do fortalecimento da liderança dos grêmios estudantis como organismo colegiado responsável e atuante.