Escolas Estaduais da 9ª CREDE participarão do Festival de Protagonismo Juvenil

16 de setembro de 2009 - 03:00

A Secretaria da Educação do Estado do Ceará (SEDUC), através da Coordenadoria de Desenvolvimento da Escola (CDESC) e da Célula de Empreendedorismo e Protagonismo Juvenil (CEPRO) promoverá nos dias 19, 20, 21 e 22 de setembro, o Festival de Protagonismo Juvenil, voltado para as  Escolas Estaduais de Educação Profissional, com o  objetivo de promover a imersão dos jovens nos conceitos de protagonismo e empreendedorismo.

O festival proporcionará atividades locais para os alunos participantes, iniciando dessa forma, a rede de jovens protagonistas das escolas públicas do Ceará. Na programação haverá palestras, oficinas, Feira das Experiências Protagonistas, jogo empresarial além do II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis que será realizado nos dias 21 e 22 do corrente mês.

No âmbito da realização do Fórum Estadual dos Grêmios, o Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) realizou no dia 14 de setembro, no Hotel Fazenda Casa Grande – BR116/Horizonte, o Fórum Regional dos Grêmios Estudantis, como forma de incentivar a participação de jovens em organismos colegiados, potencializando assim, a construção de competências, habilidades e capacidades de atuação éticopolítica na escola e na comunidade.

A Supervisora do NRDES Maria das Graças Santiago de Sousa, juntamente com técnicos e superintendentes, coordenaram o evento que contou com a presença do Supervisor do NRAFI Joacillo Albuquerque, da Supervisora do NRCOM Maria de Fátima Gomes Morais.

Durante o Fórum Regional foram classificados seis (06) gremistas das escolas estaduais da 9ª CREDE, para participarem do II Fórum Estadual dos Grêmios Estudantis. São eles:

Bruno Fonseca dos Santos da (EEM Francisca Moreira de Souza – Beberibe); José Sergio de Lima (EEM Pe. Arimatéia Diniz – Cascavel);  Mariana Sobreira Matias  (EEM Raimundo Nogueira – Horizonte);

Aline Bárbara de Almeida Maia (EEM Padre Coriolano – Pacajus); Francisco Girleudo Silveira Ferreira (EEM Wladimir Roriz – Chorozinho) e Felipe Joias Morais (EEM Júlia Alenquer Fontenele – Pindoretama).

As Escolas Estaduais de Educação Profissional da 9ª CREDE irão participar do Festival, com a representação de 45 alunos. As unidades escolares são: E.E.E.P. José Maria Falcão, E.E.E.P. Edson Quiroz e E.E.E.P. Maria Dolores Alcântara e Silva.

A 9ª CREDE parabeniza a SEDUC/CDESC/CEPRO por essa iniciativa em prol do protagonismo e empreendedorismo juvenil, fortalecendo valores como liderança, ética e cidadania.