NRDES realiza Seminário Valorização do Ensino Aprendizagem

26 de agosto de 2009 - 03:00

O Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES) realiza nos dias 26, 27 e 28 de agosto,  das 8h às 17h,  no auditório da 9ª CREDE, o Seminário Valorização do Ensino Aprendizagem, destinado aos diretores e sendo coordenado pela Supervisora do NRDES, profª. Graça Santiago, equipe de formação e superintendência escolar.

Os objetivos do encontro são:
• Refletir e analisar acerca de temas pedagógicos relevantes para a melhoria da aprendizagem;
• Socializar o diagnóstico do acompanhamento pedagógico das escolas, com o intuito de elaborar medidas de intervenção que possibilitem a organização da rotina escolar;
• Apresentar e analisar os resultados do SPAECE/2008;
• Socializar o quadro da demanda do transporte escolar na rede estadual;
• Elaborar um plano de ação para elevar a proficiência no Ensino Médio nas disciplinas de português e matemática.

Na ocasião, está sendo trabalhado temas relevantes como: a formação do aluno e a visão do educador do Ensino Médio em relação à aprendizagem.

Confira a programação:

08:30h – Abertura:
– Composição da mesa;
– Hino Nacional e do Ceará;
– Acolhida: E.E.E.P Maria Dolores Alcântara e Silva;
– Atual estruturação da CREDE;
– SPAECE Ensino Médio: Análise dos resultados e encaminhamentos;
– 12:30h – Almoço.

13:30h – Acolhida: prof. Nonato Ferreira – Educador e Terapeuta Holístico;
– Palestra: A formação do aluno e a visão do professor do ensino médio em relação à aprendizagem – Profª. Ms. Suelene Silva Oliveira;

08:30h – Acolhida:
– Coordenadora Dóris Sandra Leão;
– E.E.M Padre Coriolano;
09:00h – Socialização da Planilha de Acompanhamento Pedagógico e definição de medidas interventivas na rotina escolar;
11:00 – Informações e orientações importantes para o desenvolvimento das atividades escolares;
12:30h – Almoço.

13:30h – Acolhida: prof. Nonato Ferreira – Educador e Terapeuta Holístico;
– Palestra: O papel da avaliação na aprendizagem no ensino médio – Profª Dra.Xênia Diógenes Benfatti;

08:30h – Acolhida: E.E.M Ronaldo Caminha Barbosa;
09:00h – NRAFI:
– Unidade Executora;
– Licitação;
– Prestação de contas;
– Almoço.

13:30h – Acolhida: prof. Nonato Ferreira – Educador e Terapeuta Holístico;
– Palestra: O papel do professor, motivação  e estimulação no contexto escolar – Prof. Esp. Esau Sampaio;
– Avaliação.

No ensejo, a Coordenadora da 9ª CREDE, profª. Dóris Leão e o Supervisor do Núcleo Regional Administrativo Financeiro (NRAFI), prof. Joacillo Cavalcante fizeram a entrega de 13 computadores (01 por unidade escolar), para auxiliar nas atividades administrativas das escolas estaduais.

A 9ª Coordenadoria agradece antecipadamente, a presença de todos os gestores escolares a esse evento de suma importância para a valorização do ensino e da aprendizagem.