E.E.E.P. José Ma. Falcão promove eventos e participa da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente

30 de junho de 2009 - 03:00

A E.E.E.P. José Maria Falcão participou de competições municipais durante o mês de maio, promoveu e  participou de eventos no mês de junho, envolvendo seus docentes e discentes para fortalecer a integração e a  parceria com o município de Pacajus. Confira os principais eventos:

Jogos  Municipais

A E.E.E.P. José Maria Falcão, junto ao trabalho do professor Antonio Rodrigo Gomes de Sousa na disciplina de Educação Física, participou dos Jogos Municipais de Pacajus, realizados entre os dias 13 e 29 do mês de maio de 2009.

O evento promoveu competições de futsal, basquete, handebol, vôlei, natação, atletismo, xadrez, tênis de mesa e karatê. A escola preparou os educandos participantes para todas as categorias, com exceção da última citada. Os treinamentos foram feitos após as aulas (17:00 as 20:00 h) durante a semana e também aos sábados.

Os jogos que deram a vitória à instituição e que representará o município nas outras etapas foram basquete masculino sub 17 (1º lugar), futsal masculino sub 17 (1º lugar),  atletismo masculino- arremesso de dardo e peso- sub 14 (1º lugar), atletismo feminino – arremesso de dardo e corrida 400m rasos-sub 17 (1º lugar), atletismo masculino – corrida de 3000m, corrida de 400m rasos e arremesso de disco-sub 17 (1º lugar), natação masculino – nado costa, peito e borboleta, revesamento nado livre e medley-sub 17 (1º lugar), xadrez masculino sub 17 (1º lugar), tênis de mesa feminino e masculino sub 17 (2º lugar).

A parceria, o altruísmo esportivo aliados ao esforço e empenho das partes envolvidas nesta realização reforçam os princípios educacionais de nosso centro profissionalizante, pois os jogos, reforçando estes valores, contribuem para a consciência do trabalho em equipe  e sua certa contribuição para o mundo do trabalho.

Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

A E.E.E.P. José Maria Falcão abrigou e integrou no dia 03 de junho, o evento que trouxe à Pacajus a discussão e a mobilização da comunidade pacajuense em prol de uma construção política de combate ao abuso infanto-juvenil. Trata-se da II Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Pacajus.

Com a participação do Exmo. Sr. Pedro José, prefeito de Pacajus, e presidido pela presidenta da COMDICAP, Dra. Geruza Aguiar, o evento contou ainda com a contribuição do Advogado Renato Roseno e membros dos conselhos e escolas locais.

O alunos Gustavo Evaristo de Almeida, presidente do grêmio estudantil, e o vice-presidente, Paulo Henrique Maciel da Silva, representaram a escola neste encontro, cuja importância para a articulação social é reconhecida por promover o debate entre poder público e comunidade na produção de um regimento que deverá direcionar as políticas públicas municipais na defesa da família, da infância e da juventude. A Conferência Regional dos Direitos da Criança e do Adolescente terá a participação da escola, novamente representada pelo presidente do grêmio da instituição. A comunidade escolar agradece a comissão de organização por dar a oportunidade desta atuação cidadã.

Festa Junina

As festas juninas, um dos principais festejos populares do nordeste, foram celebradas pela E.E.E.P. José Maria Falcão, com o “Arraiá do Cumpade Zé”.

O evento aconteceu dia 13 de junho com a participação dos alunos, da gestão, dos professores, da comunidade e das quadrilhas juninas da cidade. Foram organizadas barracas para venda de comidas típicas e brincadeiras, escolha da rainha do arraial, quadrilha improvisada e as apresentações das quadrilhas  “Terra do Caju“, “Cirandaia” e “Paixão Nordestina”, cativando todos os apreciadores do evento.

Os alunos, trabalhando o protagonismo juvenil em parceria com a escola, pretenderam, com esta festa, tanto manter viva a manifestação cultural junina e sua memória como também, a partir dos lucros, investir em um outro projeto, também cultural e artístico: a banda de fanfarra da escola.