E.E.E.P. Maria Dolores Alcântara e Silva realiza projetos e eventos no mês de Junho

25 de junho de 2009 - 03:00

A E.E.E.P. Maria Dolores Alcântara e Silva realizou durante o mês de junho projetos e eventos sócio-educativas envolvendo seu corpo docente e seus discentes, desenvolvendo ações pertinentes ao processo de ensino e de aprendizagem. Confira os principais acontecimentos:

 

 Visita da Profª Haidê Leite
No dia 4 de junho, a E.E.E.P. Maria Dolores Alcântara e Silva recebeu a visita da professora Haidê Leite, idealizadora do projeto Diretor de Turma. Na ocasião foi realizado o acompanhamento à escola, através de diálogos com os alunos, núcleo gestor, pais e professores. Na realização da reunião intercalar, a consultora além de convidar a todos para fazer a replicabilidade do projeto, elogiou a utilização de novos intrumentais criados pela escola, que permitem uma maior comunicação entre os professores e os diretores de turma, influenciando na organização das ações pedagógicas que se articulam com o projeto Diretor de Turma. A professora ressaltou em sua fala a contribuição do projeto na vida profissional e pessoal de cada aluno.

 

A Escola Profissional  de Horizonte na Vulcabrás
Os alunos da EEEP Maria Dolores aprofundando as relações com o mundo do trabalho realizaram uma aula de campo na Vulcabrás Nordeste, localizada no município de Horizonte. Apesar da fábrica se restringir a receber visitas de grupos de alunos, abriram suas portas para esta escola mediante o trabalho desenvolvido para formação profissional e cidadã dos nossos estudantes.  A  equipe dos  Recursos Humanos   proporcionou  um encontro dos nossos alunos com os profissionais que atuam nas áreas de Enfermagem, Segurança do Trabalho e Informática, explicando e tirando dúvidas  destes  sobre a atuação deles nas empresas. Durante a aula os alunos passaram por vários setores da fábrica: dos Administrativos até os da Produção.

 

Grêmio Estudantil
No dia 12 de junho ocorreu na sede da E.E.E.P. Maria Dolores Alcântara e Silva a eleição do grêmio Estudantil na Escola. A comissão eleitoral formada por alunos realizou seus trabalhos com organização, dinamismo e competência, uma verdadeira lição de cidadania. Foi criado pelos alunos, juntamente com o professor do Laboratório de Informática um programa de votação, baseado nas características da urna eletrônica brasileira que permitiu cadastrar os alunos para votar, cadastrar o voto e fazer um relatório de apuração simultâneo. Ao meio dia já tínhamos o resultado da eleição: a chapa “Os Pensadores” com 48% dos votos que tomou posse no dia 17 de junho, quarta-feira, formada pelos alunos: Jeanderson, Yuri, Davi, Artur, Júnior, Anderson, Erivanildo e Airton. Resultado dos outros candidatos: Jovem Protagonista 39%, Ação Jovem 8,5% e em branco 4,5%.

 

Projeto Minha Vida tem Histórias…
A professora Isabel Cristina está realizando na escola o projeto “Minha vida tem Histórias”, que tem o objetivo de resgatar a história de vida do aluno para que eles possam até o final do ensino médio traçar o seu projeto de vida. A execução do projeto está proporcionando aos discentes não um mero relato de episódios de sua vida, mas reflexões sobre o contexto histórico, social e de aprendizagem ao longo de sua jornada.

 

Projeto Vivenciando a Matemática
A professora Darlane Monteiro tem proporcionado aos alunos uma idéia de que a Matemática pode ser vista de uma forma mais atrativa. Associando as aulas teóricas e práticas, os alunos desenvolvem atividades que favorecem uma aprendizagem significativa subsidiando o projeto Primeiro Aprender. Com este projeto os alunos tornaram-se “Amigos da Matemática”.

 

Arraiá na Maria Dolores
No próximo dia 3 de julho a escola irá comemorar uma festa Junina temática como despedida das aulas. O “Arraiá do Jeca Tatu” vem incentivando o gosto pela cultura e as tradições brasileiras. A festa junina está sendo organizada pelos professores da disciplina de Temáticas, Práticas e Vivências e Artes.  O tema propõe o resgate da cultura, da literatura, da criação de novas alternativas para valorização da cidadania. A festa virou projeto pedagógico e prevê trabalhos em equipe, oficinas para desenvolver nos alunos senso de liderança através de uma gincana de talentos.

 

A E.E.E.P. Maria Dolores Alcântara e Silva possui como prisma o desenvolvimento sócio-educativo e profissional de seus discentes, ao realizar atividades, eventos e projetos, promovendo uma aprendizagem significativa e fortalecendo vínculos entre escola e comunidade.