E.E.M. Julia Alenquer Fontenele realiza o III Fórum JAF – Patativa do Assaré: pássaro poeta

19 de junho de 2009 - 03:00

Na perspectiva de renovação permanente da (re)construção do conhecimento cientifico e empírico   com a comunidade escolar, a E.E.M. Julia Alenquer Fontenele realiza hoje, 19 de junho e amanhã dia 20, o III Fórum Julia Alenquer Fontenele (JAF) com a temática “Patativa do Assaré: pássaro poeta”.

 

O fórum acontece em dois momentos, o primeiro com mini-cursos que abordam assuntos vinculados ao tema central, sob a orientação dos professores e o segundo será a culminância, com a realização de uma mesa redonda protagonizada pelos  discentes da escola e convidados.

 

No intuito de contemplar a riqueza literária do ilustre poeta cearense Antônio Gonçalves da Silva, graciosamente (re)conhecido por Patativa do Assaré, o III Fórum JAF propõe uma ampla discussão sobre a vida e obra deste poeta popular. No decorrer de seus quase cem anos de vida,Patativa descreve em verso e prosa a saga do homem sofrido do sertão, suas angustias, sacrifícios e bravuras. Letramento acadêmico não possuiu, mas de notório saber, reconhecido e estudado por instituições de ensino superior daqui e de outros centros. Estudar Patativa é conhecer por dentro o significado popular e erudito da poesia sertaneja.