Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação discute temas pertinentes à qualidade de ensino

18 de junho de 2009 - 03:00

 

Acontece hoje, 18 de junho, no Praiano Hotel em Fortaleza-CE, a solenidade de abertura do Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação com a participação do governador Cid Gomes, do presidente do Conselho Estadual de Educação, professor Edgar Linhares, dos reitores, dos coordenadores das CREDEs, de representantes do Ministério da Educação e de órgãos ligados a educação.

 

 

 

 

 

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (CREDE) está sendo representada pela professora Dóris Sandra Silva Leão, coordenadora desta instituição. 

 

O evento está sendo organizado pelo Conselho Estadual de Educação, com o apoio do Governo do Estado e seguirá até amanhã, 19 de junho. Na pauta serão discutidos temas direcionados à Educação Infantil, o Ensino Médio, às Diretrizes Curriculares Nacionais, ao Regime de Colaboração e à Formação de Professores.

 

O Fórum Nacional de Conselhos Estaduais de Educação possui como finalidades:

 

I. Funcionar como órgão permanente de coordenação e articulação dos interesses comuns dos Conselhos Estaduais de Educação;
II. Participar da formulação e do acompanhamento das políticas nacionais de educação;
III. Aglutinar esforços permanentes de pensar a educação à luz das necessidades da sociedade brasileira;
IV. Contribuir para o aperfeiçoamento organizacional dos colegiados e o estreitamento das relações institucionais entre os seus integrantes;
V.
Interagir com os segmentos da sociedade, com vista à construção de relações sociais mais justas e igualitárias, no contexto de uma ordem democrática;
VI. Representar na esfera federal os interesses comuns aos Conselhos Estaduais de Educação.
VII. Propor sugestões e subsidiar a elaboração, aprovação, implementação, acompanhamento e avaliação do Plano Nacional de Educação.

 

Na abertura do evento, o governador Cid Gomes destacou em seu discurso questões referentes à Educação Infantil, citando, por exemplo, o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) como uma prioridade do governo estadual, programa de grande relevância desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado (SEDUC), que possui a meta de alfabetizar todas as crianças de até 7 anos de idade, da rede pública de ensino. Ainda em sua fala, o governador Cid ressaltou que uma educação favorável deve ser pensada a partir de escolas que tenham alunos alfabetizados já nos primeiros anos e que ofertem ensino de qualidade, destacando a pauta como o maior desafio para o crescimento do estado e do país. “Ofertar educação de qualidade servirá como acelerador para um Brasil melhor”, enfatizou.

 

Para o presidente do Conselho de Educação do Estado, Edgar Linhares, este momento é primordial para o fortalecimento democrático, ao abrir espaço para discussões sobre as diretrizes que uma escola de qualidade deve seguir.

 

As discussões e questionamentos levantados durante o fórum contribuirão para a Conferência Nacional de Educação (CONAE), que acontecerá em abril de 2010, em Brasília.

 

Fonte: www.ceara.gov.br