9ª CREDE realiza avaliação do Programme for International Student Assessment – PISA

1 de junho de 2009 - 03:00

A 9ª Coordenadoria Regional de Educação (CREDE) realizou no período de 25 a 29 de maio do corrente ano, o Programa Internacional para Avaliação de Alunos (Programme for International Student Assesssment – PISA) pertencentes à rede pública de ensino municipal e à rede estadual.

Participaram da avaliação os alunos que atenderam os seguintes requisitos:
1º. Todos os alunos nascidos no ano de 1993 que estão matriculados a partir do 7º ano do Ensino Fundamental ou no Ensino Médio;
2º. Todos os alunos matriculados somente no 1ª série do Ensino Médio com ano de nascimento diferente de 1993.

O objetivo do PISA é colher informações sobre o desempenho e as condições de aprendizagem de alunos de 15 anos, em mais de sessenta países, sendo a análise de seus resultados de suma importância para o aperfeiçoamento das reformas educacionais em curso no Brasil e nos demais países participantes, sobretudo nos aspectos relacionados à melhoria da qualidade da Educação Básica.

Esse programa é coordenado internacionalmente pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e nacionalmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais – Anísio Teixeira (INEP), do Ministério da Educação (MEC), com apoio das Secretarias Estaduais de Educação.

Na região da 9ª CREDE, as avaliações foram aplicadas nas unidades escolares: E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos, (Cascavel-CE), E.E.F. Fábio Coutinho (Cascavel-CE), E.E.M. Francisca Moreira e extensões (Beberibe-CE), pela assistente técnica do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM), Graça Santiago, e a técnica do Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola (NRDES), Gisele Rocha, que acompanharam todo o processo.