NRCOM e CEJAP realizam aula inaugural do Programa de Atendimento à Pessoa Idosa (PAPI)

29 de maio de 2009 - 03:00

A Secretaria da Educação Básica do Estado do Ceará (SEDUC) realizou no período de 18 a 22 de maio, no Liceu do Ceará em Fortaleza, a Formação do Programa de Atendimento à Pessoa Idosa (PAPI) – Alfabetização de idosos com inclusão digital, objetivando capacitar professores e técnicos deste programa, preparando-os para serem facilitadores da aprendizagem dos alfabetizandos idosos, partindo da utilização do software Luz do Saber.

O evento foi conduzido pelos formadores: Thiago Chagas de Oliveira, Marcos Dionísio Ribeiro do Nascimento e Mirela Chagas, contando com a participação de representantes de professores e técnicos das CREDEs.

A 9ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento de Educação (CREDE) foi representada nesse evento pela professora Safira Nogueira de Almeida Paula e pela professora e técnica do Núcleo Regional de Cooperação com os Municípios (NRCOM) Silvia Helena de França.

Dando continuidade às ações do PAPI, ocorreu no último dia 27 de maio, no Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus (CEJAP), a aula inaugural do referido programa, ministrada pela professora Safira Nogueira de Almeida Paula, com a participação da diretora Ma. Osilene Lopes Peixoto, dos coordenadores escolares, profº Fco. Chagas de Araújo e profº Gildemário Lima Ferreira, do coordenador do Laboratório Educacional de Informática (LEI) profº. Wallesson, da técnica do NRCOM Silvia Helena de França e da palestrante Azenete Girão.

O objetivo da aula foi apresentar o programa aos cursistas, no intuito de prepará-los para a inclusão digital, promovendo dessa forma, a inserção de idosos ao mundo cibernético. Durante a aula foi ministrada uma palestra pela convidada Azenete Girão que falou sobre a dignidade e valorização das pessoas idosas quanto suas vivências, ensinamentos e ações, imprescindíveis para a construção de uma sociedade mais humana e justa.

As aulas acontecerão todas as terças, quartas e quintas-feiras, das 14h às 16h, no Centro de Educação de Jovens e Adultos de Pacajus, para 15 alunos, durante o período de seis meses.

A realização de programas como esse, possibilita o resgate à cidadania, dignidade e auto-estima das pessoas idosas, ao promover a alfabetização e inclusão digital, fortalecendo assim, a participação dos mesmos como sujeitos ativos na sociedade.