Secretaria Municipal de Educação de Horizonte realiza lançamento da II Conferência de Educação

25 de maio de 2009 - 03:00

A Secretaria Municipal de Educação do município de Horizonte realizou dia 15 de maio, o lançamento da II Conferência Municipal de Educação, no intuito de avaliar e propor diretrizes da Educação alicerçadas nas sugestões da comunidade escolar e da sociedade horizontina.

 

 

 

 

 

 

 

 

Na ocasião, houve palestra da Dra. em Educação pela UECE, Josete de Oliveira Castelo Branco, que falou sobre a Conferência Nacional de Educação em 2010 e sobre a importância da Conferência Municipal de Educação para Horizonte.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Conferência possui como tema: Horizonte participando da construção do Sistema Nacional Articulado de Educação, que visa debater projetos e propor diretrizes para o avanço da educação municipal, sendo a mesma precedida de quatro pré-conferências e de uma audiência pública, a ser realizada no dia 03 de junho, às 19 horas, na Câmara Municipal, envolvendo todos os vereadores, conselhos municipais e sociedade civil organizada. Durante as pré-conferências serão escolhidos, democraticamente, os delegados para a conferência municipal. Confira a programação:

 

1ª Pré-conferência
Data: 27/05
Região: Tabuleiro
Horário: 8h às 11h
Local: Escola Municipal Maria Ferreira

 

2ª Pré-conferência
Data: 29/05
Região: Catolé
Horário: 8h às 11h
Local: Escola Municipal João Antônio

 

3ª Pré-conferência
Data: 02/06
Região: Queimadas
Horário: 8h às 11h
Local: Escola Municipal Olímpio Nogueira

 

4ª Pré-conferência
Data: 05/06
Região: Sede
Horário: 8h às 11h
Local: Escola Municipal José Eduardo

 

A Conferência possui os seguintes objetivos:

– Contribuir para construção de conceitos, diretrizes e estratégias nacionais para a efetivação do Sistema Nacional Articulado de Educação;

 

– Discutir sobre os níveis, etapas e modalidades da educação básica numa abordagem sistêmica;

 

– Contribuir na indicação das condições para a definição de políticas educacionais que promovam a inclusão e valorizam a diversidade;

 

– Apontar diretrizes para orientar a avaliação e a qualificação do processo de ensino e aprendizagem.

 

Três importantes demandas da educação deverão nortear os debates na conferência: os problemas orçamentários, a importância da valorização dos professores e a necessidade de uma gestão democrática no sistema de educação. As discussões serão subsidiadas por sete eixos temáticos:

 

– Papel do Estado na garantia do direito à educação de qualidade: organização e regulação da Educação Nacional;

 

– Gestão democrática da educação;

 

– Qualidade da educação e avaliação;

 

– Democratização do acesso, permanência e sucesso escolar;

 

– Formação e valorização dos trabalhadores em educação;

 

– Financiamento da educação e controle social;

 

– Justiça social, educação e trabalho: inclusão, diversidade e igualdade.

 

A Secretaria Municipal de Educação de Horizonte ao assumir o compromisso de organizar e realizar esta conferência estabelece parcerias com o Conselho Municipal de Educação e com a equipe local, responsável em acompanhar a execução do Plano de Ações Articuladas – PAR.

 

A secretária municipal de educação profª. Dione Soares ressalta que “todos são convidados a participar desse movimento educacional e democrático, para juntos contribuírmos com a construção do Sistema Nacional Articulado de Educação, bem como as diretrizes que nortearão a política pública de educação do município de Horizonte”. (Lançamento da II Conferência Municipal de Educação, Horizonte, 15 de maio de 2009).