NRCOM promove aula de campo do 2º Curso de Educadores Ambientais

30 de abril de 2009 - 03:00

De acordo com a Lei N° 9.795, de 27 de abril de 1999, art. 1º “entende-se por educação ambiental os processos por meio dos quais o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”.

 

A educação ambiental possui como prisma a formação de sujeitos capazes de compreender o mundo e agir de maneira consciente, quanto à utilização dos recursos naturais, preservação do meio ambiente e conservação do patrimônio histórico e cultural, integrando assim, o homem à natureza e à sociedade.

 

Com base nesse princípio o NRCOM através dos formadores André Luiz Farias, Roseneide Furtado e Georgina Barros promoveu no dia 25 de abril, uma aula de campo nos municípios de Redenção e Baturité, para os cursistas do 2º Curso de Formação de Educadores Ambientais da 9ª CREDE.

 

O objetivo da aula foi conhecer a história e a economia dos municípios visitados, sob a ótica da educação ambiental, completando o aprendizado teórico através da atividade prática, tendo em vista, a importância desta metodologia na práxis docente. Foram abordados os conteúdos de legislação ambiental, história das formas de ocupação do interior do Ceará e do maciço de Baturité, assim como sua evolução econômica na segunda metade do século XIX aos dias atuais.

 

 

 

 

 

A aula foi ministrada pela profª. Ana Maria Albuquerque, mestra em geografia, que fomentou à discussão e o debate entre os educadores ambientais ao longo das visitas realizadas – em Baturité, ao Mosteiro dos Jesuítas, à Estação Ferroviária, ao Museu e ao Centro de Artesanato – e em Redenção, ao Museu e Senzala Negro Liberto. No final da aula, foi solicitado aos cursistas um relatório seguindo roteiro e orientações da profª. Ana Maria, que serão entregues posteriormente.

 

 

 

 

 

 

A professora Fátima Gomes (supervisora do NRCOM) enfatizou que momentos como esse são imprescindíveis para a formação de educadores ambientais, sensíveis à causa ecológica e conscientes de seu papel de defensor do meio ambiente e de uma sociedade mais humana e cidadã.