NRDES realiza o Seminário: Construindo o Perfil do Gestor Escolar

27 de abril de 2009 - 03:00

O Núcleo Regional de Desenvolvimento da Escola – NRDES realizou na última sexta-feira, dia 24 de abril de 2009, na sede desta da 9ª CREDE o Seminário: Construindo o Perfil do Gestor Escolar.

O objetivo deste encontro foi refletir sobre a atuação dos novos diretores escolares e da Superintendência na construção de uma escola de sucesso, assim como, orientar os gestores quanto ao perfil ideal dos coordenadores para o desempenho acadêmico dos alunos. No ensejo, informações acerca das prestações de contas das escolas foram esclarecidas aos presentes.

Profª Angela Lucena, Superv. NRDES

Participaram do seminário, a profª. Dóris Sandra Silva Leão – coordenadora desta CREDE, profª. Ângela Maria Ferreira de Lucena – supervisora do NRDES, prof.º Joacillo Albuquerque Cavalvante – supervisor do Núcleo Regional Administrativo Financeiro – NRAFI, equipe da superintendência escolar, diretoras das Escolas Estaduais de Educação Profissional de Pacajus, Cascavel e Horizonte e os diretores da E.E.F.M. Padre Coriolano, Centro de Educ. de Jovens e Adultos de Pacajus, E.E.F.M. Júlia Alenquer Fontenele, E.E.F.M. Custódio da Silva Lemos, E.E.F.M. Ronaldo Caminha Barbosa, E.E.M. Francisca Moreira e E.E.M. Wladimir Roriz.

Abertura do Seminário de Formação de Gestores

Na abertura do encontro, a profª. Dóris Sandra Silva Leão fez um momento de reflexão com os participantes sobre a mensagem de acolhida: “um líder que queremos seguir”, expressando otimismo ao ressaltar as qualidades de um líder que sabe gerenciar sua equipe com maestria, sem perder de vista valores como integridade, ética, sensatez, solidariedade e principalmente, compromisso com a educação. Cada participante colaborou com esse momento ao socializar suas experiências, tornando-o ainda mais enriquecedor.

A profª. Ângela Maria Ferreira de Lucena explanou sobre o “olhar dos gestores” e o “olhar da superintendência” perante as escolas, referendando o acompanhamento que cada superintendente realiza nas unidades escolares, no intuito de orientar e colaborar com os gestores para a realização de uma gestão eficaz e participativa.

Vitória M. Cunha, Diretora EEEP José Ma. Falcão

No encerramento, as diretoras Vitória Maria Cunha – E.E.E.P. José Maria Falcão (Pacajus), Fábia Napoleão Andrade – E.E.E.P. Edson Queiroz (Cascavel) e Lorena Falcão – E.E.E.P. Ma. Dolores Alcântara Silva (Horizonte), apresentaram aos demais diretores a proposta da TESE – Tecnologia Empresarial Sócio-educacional, filosofia de gestão humanística trabalhada para os discentes, docentes e todos que fazem parte da Escola de Educação Profissional e os impactos positivos de alguns projetos realizados.