Secretaria Municipal de Educação de Horizonte realiza encontros pedagógicos e eventos.

22 de abril de 2009 - 03:00

A Prefeitura Municipal de Horizonte através da Secretaria Municipal de Educação vem realizando encontros e eventos com professores, funcionários e membros da sociedade civil, durante os meses de março e abril, objetivando maior integração entre funcionários desta secretaria, assim como o aperfeiçoamento de práticas e experiências pedagógicas, imprescindíveis para o desenvolvimento educacional. Confira abaixo os principais acontecimentos:

– Formação continuada para professores da Ed. Infantil
A formação continuada para professores da Ed. Infantil vem sendo realizada desde fevereiro, sob a coordenação das professoras Glécia Nogueira e Sandra Tavares. Esta capacitação atende a professores, coordenadores e diretores dos Centros de Educação Infantil e Escolas de Ensino Fundamental em Horizonte.

– Intercâmbio Institucional
As Atividades de intercâmbio institucional: Coordenadores Pedagógicos das Escolas do município visitam a Escola Vila em Fortaleza, com o objetivo de conhecer práticas pedagógicas na perspectiva construtivista.

– Encontro com Gestores Escolares
O encontro com os gestores escolares para a atualização das diretrizes municipais de educação, objetivou a elaboração de um documento que oriente gestores e professores acerca da prática no cotidiano da escola, contando com a colaboração de cada um na organização dessas diretrizes.

– Encontro com o Comitê de Avaliação e Reestruturação do Plano de Ações Articuladas – PAR
Dia 31/03, no Centro Cultural Tasso Jereissati realizou-se o Encontro com o Comitê de Avaliação e Reestruturação do Plano de Ações Articuladas – PAR reunindo vários representantes de todos os segmentos da educação. Este encontro possibilitou aos participantes, conhecer o documento do PAR, avaliar as ações em que o município foi contemplado e reestruturar algumas ações para que possam atender outras necessidades da educação municipal. Na ocasião, foi formado o grupo de trabalho que irá contribuir na realização da Conferência Municipal de Educação.

– Celebração de Páscoa
A Secretaria de Educação promove, mensalmente, momentos de integração entre seus funcionários. No mês de março (13/03), contemplando esta atividade, o Padre Eudásio celebrou uma missa e abençoou o prédio da secretaria. No mês de abril (16/04), foi realizada uma celebração de Páscoa com os funcionários da secretaria de educação e convidados de outras secretarias. A celebração foi conduzida pelo Ministério Shalom de Pacajus.

Seminário de Integração Setorial
Nos dias 13 e 15 abril foi realizado, na secretaria de educação, o Seminário de Integração Setorial. Neste evento, os participantes (todos os funcionários da secretaria de educação) discutiram a proposta de regulamentação da nova estrutura organizacional da secretaria de educação de Horizonte. Na oportunidade, foram apresentadas e discutidas as atribuições de cada coordenadoria e seus núcleos.

– Encontro com professores de Educação Física
Dia 17 de abril aconteceu em Horizonte, o Encontro com Professores de Educação Física, objetivando a estruturação de GT (grupo de trabalho) em prol do ensino de educação física nas escolas do município .

– Formação dos Conselhos dos Centros de Educação Infantil.
Hoje, quarta-feira, 22 de abril, acontece o encontro para formação dos Conselhos dos Centros de Educação Infantil. Os conselhos devem ser formados por pais, professores e funcionários das escolas, onde representaram seus respectivos segmentos.