Secretaria Municipal de Educação de Cascavel promove eventos educacionais

22 de abril de 2009 - 03:00

A Secretaria Municipal de Educação de Cascavel durante o mês de março e abril realizou eventos educacionais que marcaram a sua caminhada na luta por uma educação melhor em que o aluno é nosso maior destaque. Mergulhar nas ações educativas aqui em Cascavel é um prazer incontestável, porque a nossa competência maior é priorizar o ensino e o aprender. Dentro desta realidade estamos apostando na formação continuada dos professores através de programas e projetos para beneficiarem o aluno com uma aprendizagem que mude o perfil do IDEB em nosso município.

Destacamos as principais ações desenvolvidas na Educação que serviram de referência na formação dos educadores:

O SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) Agrinho – Programa Educativo em parceria com a SEMEC sob a coordenação da professora Marta Custódio. Foi realizado um encontro com professores, coordenadores e diretores das escolas da zona rural abordando a temática Cidadania em consonância com os temas transversais. O evento contou com a participação de 260 pessoas comprometidas com a transformação pela educação.

A equipe de Educação Especial de Cascavel capacitou 81 Agentes de Saúde para fazer o levantamento das pessoas com deficiências do Município. Aconteceu também um encontro com professores/coordenadores das salas de atendimento educacional especializado, visando à melhoria do acompanhamento dos alunos com deficiência.

Reunião de Diretores realizada no dia 03 de abril, com a participação de 66 diretores da rede municipal. Teve como competências básicas: socializar o trabalho realizado nas escolas por ocasião das visitas e informar os diretores sobre as questões pedagógicas a serem desenvolvidas no mês de abril.

A equipe do PAIC coordenada pela professora Elizabete Morbiducci desenvolveu com os professores do 1º e 2º ano, profissionais de multimeios, formações continuadas para execução da proposta didática com vistas a alfabetizar e letrar as crianças de 06 e 07 anos.

A equipe do programa Escola Ativa, representada pelas professoras Heroni Cerqueira e Ana Gonzaga, realizou dois encontros com cinco escolas do campo para formação de professor de salas multisseriadas. Foi orientado aos professores/diretores a utilizar uma metodologia diversificada que valorize o aproveitamento do tempo didático para diferentes grupos de alunos. Dessa forma cria-se um ambiente favorável à aprendizagem.

Uma atividade que teve repercussão positiva na educação foi à visita em todas as escolas do Município pela coordenação técnica pedagógica da SEMEC, tendo como objetivos acompanhar o trabalho docente e fazer as intervenções necessárias, após a observação da sala de aula.

Teve início no mês de abril a aplicação a provinha PAIC 2009, cuja correção efetiva-se dentro dos rigores e seguindo os critérios pré-estabelecidos pela SEDUC /9ª CREDE.

Contudo, acreditamos ser possível sonhar com bons resultados na aprendizagem dos alunos. Os progressos acontecerão à medida que insistimos com formações para professores com compromisso e profissionalismo. Só assim teremos a certeza de que “instigar o aluno a sede do aprender” nos levará a uma solução para estas crianças que desejam alçar vôos altos na aprendizagem.