E.E.E.P. José Maria Falcão (Pacajus-CE) realiza uma “Noite na Grécia”.

15 de abril de 2009 - 03:00

Após extenso trabalho de orientação e pesquisa, a E.E.E.P. José Maria Falcão realizou, no dia 3 de abril de 2009, às 18:30h, a culminância do projeto pedagógico que possui como tema central a antiga civilização grega, conciliando as disciplinas de Educação Física, Língua Portuguesa, Filosofia e Sociologia, Artes e História, sob monitoramento dos respectivos professores, a saber: Antônio Rodrigo Gomes de Sousa, Nataly Pinho Chaves, Rafael Sousa Oliveira, Rogéria Viturino da Silva e Tiago Adauto Tavares.

 

Em virtude da necessidade de incentivo ao protagonismo juvenil, fomento de atividades interdisciplinares, pesquisa e concretização de projetos , assim como a difusão do conhecimento dos elementos que influenciaram nossa cultura e a aproximação entre escola e comunidade, a realização deste projeto fez-se necessária e conveniente, assinalando o compromisso da instituição com a aprendizagem dos educandos.

 

Os discentes desenvolveram, com sucesso, apresentações variadas. O filósofos pré- socráticos, os sofistas, os deuses, as lendas e as histórias mitológicas foram contempladas na noite com trabalhos realizados pelos alunos nas salas temáticas. As atividades artísticas também destacaram-se ao representar aspectos históricos da Grécia, como a Guerra de Tróia e a queda da civilização grega. A adaptação da peça Édipo Rei e o teatro de sombras sobre os Jogos Olímpicos arremataram o evento, que exaltou o potencial e o talento dos alunos e a prática pedagógica  voltada  para o trabalho, o conhecimento e a atitude.